Qualidade microbiológica de sashimis à base de salmão comercializados no município de Governador Valadares/MG
DOI:
https://doi.org/10.70159/rcfacs.v24i2.840Keywords:
sashimi, análise microbiológica, boas práticas de fabricaçãoAbstract
O consumo de pescados por parte da população tem aumentado nas últimas décadas, principalmente devido à culinária japonesa. Diante disso, surge a preocupação com as doenças transmitidas por alimentos - DTAs principalmente porque as preparações como o sashimi, os peixes são consumidos crus, sem nenhum tratamento térmico. O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade microbiológica de sashimi à base de salmão no município de Governador Valadares-MG, de acordo com os parâmetros propostos pela legislação vigente. Foram adquiridas 6 amostras de estabelecimentos especializados e não especializados na culinária nipônica da região central de Governador Valadares, no período de agosto de 2022. Para a avaliação microbiológica foram realizadas análises de coliformes totais, Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Salmonella spp. Demonstrou-se que todas as seis amostras (100%) apresentaram resultados positivos para coliformes totais. A presença de Salmonella spp. foi identificada em uma das amostras (16,6%) e Escherichia coli em outra (16,6%). Já para Staphylococcus aureus, todas as seis (100%) amostras apresentaram resultados negativos. Em relação à natureza dos estabelecimentos (especializados na culinária japonesa ou não), foi observado maior contaminação microbiana nos comércios especializados. Esses resultados podem indicar falhas nos procedimentos higiênico-sanitários e evidenciam a importância de implementar programas de Boas Práticas de Fabricação para ofertar um produto seguro para o consumidor.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Bárbara Drumond de Souza, Elisa Cristina Barreto Moreira, Henrique Fonseca Boaventura, Ana Clara de Alvarenga Morais, Eloísa Helena Medeiros Cunha

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.