PREVALÊNCIA DE LESÕES TRAUMÁTICAS EM CRIANÇAS ASSISTIDAS NO PROGRAMA BEBÊ CLÍNICA
UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE NO PERÍODO DE 2010 A 2015
Keywords:
Traumatismo dentário, Dentição decídua, PrevalênciaAbstract
O traumatismo dentário é uma ocorrência comum na primeira infância, sendo considerado pela Organização Mundial de Saúde, um problema de Saúde Pública. Pode envolver desde uma pequena fratura em esmalte até a perda definitiva do elemento dentário. Este estudo teve por objetivo avaliar a prevalência do traumatismo dentário em crianças assistidas no Programa Bebê Clinica/Universidade Vale do Rio Doce, no período de 2010 a 2015, considerando as variáveis: sexo, faixa etária, dente mais acometido, lesão aos tecidos duros do dente e da polpa e lesão nos tecidos de sustentação. Trata-se de um estudo descritivo, transversal, com abordagem quantitativa, onde foram analisados 337 prontuários odontológicos de crianças de ambos os sexos com idade entre 0 a 36 meses. A prevalência de traumatismo dentário no grupo estudado foi de 11,3%, sendo o sexo masculino o mais atingido (57,9%). A faixa etária mais acometida foi de 18 a 36 meses (57,9%) e os incisivos centrais superiores foram os dentes mais afetados (83,6%). A lesão de tecido duro mais observada foi a fratura coronária ao nível de esmalte (34,2%), enquanto a lesão aos tecidos de sustentação mais comum, a comoção (13,2%). Concluiu- -se que o traumatismo dentário na dentição decídua apresentou uma baixa prevalência, porém não se pode deixar de considerá-lo, pois o mesmo pode repercutir na qualidade de vida das crianças, afetando seu desenvolvimento escolar, psicológico e convívio social. Assim, é importante que o cirurgião-dentista conheça os aspectos epidemiológicos do trauma dental, buscando neles à base para a prevenção e tratamento deste na dentição decídua.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.