Utilização das tecnologias da informação e comunicação como ferramenta de educação na odontologia
Revisão de literatura
Keywords:
Odontologia, Tecnologia de Informação e Comunicação, DocênciaAbstract
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) estão cada vez mais presentes no dia a dia dos universitários, seja na forma de computadores, tablets, celulares e rede wifi, atualmente disponíveis em salas de aula e laboratórios, tornado-se uma realidade imutável, representando a construção de um ensino informativo nas universidades. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi demonstrar como as TICs podem ser utilizadas como ferramenta de ensino-aprendizagem no curso de graduação em Odontologia. Para tanto, lançamos mão da revisão da literatura como forma de evidenciar os aspectos relevantes a serem considerados quanto a utilização das TICs como ferramenta didático-pedagógica. Para seleção dos artigos foram utilizadas as seguintes bases de dados: LILACS, PubMed, SCIELO, BIREME e Google Acadêmico. Os critérios de inclusão dos artigos foram: ser artigo de pesquisa completo, estar disponível eletronicamente, estar publicado nos idiomas português, inglês ou espanhol. Diante da literatura consultada, constata-se a incipiência de artigos científicos publicados sobre utilização das TICs como ferramenta de ensino em Odontologia, uma vez que se trata de um novo recurso para aplicação de novos conceitos e metodologia na área da educação, que se encontra em franco desenvolvimento, não apenas na Odontologia, mas em todas as disciplinas da área da saúde. As redes sociais virtuais são recursos recentes no processo ensino-aprendizagem e requer um olhar atento sobre suas possibilidades e alcances para a educação, devendo ser objeto de estudo em outras pesquisas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.