EFICÁCIA DA EQUOTERAPIA SOBRE A MELHORA DO CONTROLE DE TRONCO EM CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL:

UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Alan Miranda Santos UNIVALE
  • Carmem Rodrigues Santos UNIVALE
  • Catarina Geruza Paiva UNIVALE
  • Thaís Lucena De Almeida UNIVALE
  • Natália Virgínia Vieira UNIVALE
  • Luis Henrique Gomes Neves UNIVALE
  • Anaile Duarte Toledo Martins UNIVALE
  • Matheus Almeida Souza UNIVALE

Palavras-chave:

Terapia Assistida por Cavalo, Hipoterapia, Paralisia cerebral, Criança

Resumo

Introdução: A Paralisia Cerebral (PC), é uma deficiência muito comum na infância, caracterizada por alterações neurológicas permanentes que afetam o desenvolvimento motor e cognitivo. As sequelas neurológicas da PC são persistentes, porém variáveis, e produzem uma incapacidade primária, composta por desordens motoras, que comprometem o tônus muscular, o controle postural, além de gerar déficits dos padrões de movimentos e posturas anormais. Dentre as várias opções de tratamento para crianças com PC podemos destacar a equoterapia, que é uma intervenção terapêutica, lúdica e educacional que utiliza o cavalo como instrumento cinesioterapêutico. Objetivo: Diante desse aspecto, o objetivo desse trabalho foi realizar uma análise dos resultados atualmente publicados que tragam os efeitos da equoterapia com relação ao controle de tronco em crianças com paralisia cerebral. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura, com buscas nas bases de dados PubMed, SciELO e PEdro. Utilizou-se os descritores em ciências da saúde (DeCS), sendo eles: cerebral palsy, riding, horse therapy, hippotherapy. Foram selecionados artigos completos de 2012 a 2022. A amostra foi composta por 5 artigos completos, organizados e caracterizados, de acordo com autor, título, ano, objetivos do estudo, delineamento metodológico e principais resultados. Resultados: A equoterapia, é capaz de promover melhoras significativas na função motora de crianças com paralisia cerebral. Esse estudo fornece importantes contribuições aos fisioterapeutas, quanto aos benefícios da equoterapia, para a melhora do equilíbrio, e do controle postural de crianças com paralisia cerebral que receberam equoterapia como intervenção terapêutica.

Como citar

SANTOS, A. M. et al. Eficácia da equoterapia sobre a melhora do controle de tronco em crianças com paralisia cerebral: uma revisão de literatura. Revista Científica FACS, Governador Valadares, v. 23, n. 1, ed. 30, p. 24- 37, jan./jun. 2023.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alan Miranda Santos, UNIVALE

Graduando do curso de Fisioterapia da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE).

Carmem Rodrigues Santos, UNIVALE

Graduanda do curso de Fisioterapia da UNIVALE.

Catarina Geruza Paiva, UNIVALE

Graduanda do curso de Fisioterapia da UNIVALE.

Thaís Lucena De Almeida, UNIVALE

Graduanda do curso de Fisioterapia da UNIVALE.

Natália Virgínia Vieira, UNIVALE

Especialização em Docência do Ensino Superior pela UNIVALE e docente do curso de Fisioterapia da UNIVALE.

Luis Henrique Gomes Neves, UNIVALE

Mestrado em Ciências da Reabilitação e Desempenho Físico-Funcional pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e docente do curso de Fisioterapia da UNIVALE.

Anaile Duarte Toledo Martins, UNIVALE

Mestranda em Gestão Integrada do Território pela UNIVALE e docente do curso de Fisioterapia da UNIVALE.

Matheus Almeida Souza, UNIVALE

Mestrado em Ciências da Reabilitação pela UFJF e docente do curso de Fisioterapia da UNIVALE.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

MIRANDA SANTOS, A. .; RODRIGUES SANTOS, C.; PAIVA, C. G. .; LUCENA DE ALMEIDA, T.; VIEIRA, N. V.; GOMES NEVES, L. H.; DUARTE TOLEDO MARTINS, A.; ALMEIDA SOUZA, M. EFICÁCIA DA EQUOTERAPIA SOBRE A MELHORA DO CONTROLE DE TRONCO EM CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL:: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Científica FACS, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 24–37, 2023. Disponível em: https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/488. Acesso em: 18 jan. 2025.

Edição

Seção

Fisioterapia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)