ATIVIDADES DE EXTENSÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA POR COVID-19
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Fisioterapia, Educação em saúde, Extensão, Metodologias ativas, Ensino remotoResumo
Diante a pandemia de COVID – 19 e necessidade de isolamento social, o ensino na graduação sofreu modificações em seu formato. O MEC autorizou de forma emergencial as atividades no formato remoto. Entretanto, um dos grandes desafios apontados neste processo é manter qualidade de ensino e proximidade com os discentes. Este artigo tem por objetivo relatar a experiência das atividades vivenciadas de forma remota no ano de 2020 no curso de Fisioterapia da Univale, durante a pandemia de COVID-19, com ênfase nas ações de extensão.Trata-se de um relato de experiência, de base qualitativa e natureza descritiva. Foram apresentadas atividades de forma síncrona em sala de aula, via classroom e Google Meet. Dessa forma, os alunos puderam utilizar metodologias ativas, como cinema comentado, problematização, discussão de casos clínicos, utilização de vídeos e construção de materiais educacionais de forma lúdica e com aprendizagem real. Além disso, pôde-se vivenciar atividades com a comunidade, integrando o tripé ensino-pesquisa-extensão. As atividades de caráter extensionistas foram realizadas com atividades direcionadas via whatsApp, com educação em saúde e também lives utilizando o canal do you tube da Univale e o Google Meet, com destaque especial ao teleatendimento. Ações de orientação em saúde e de humanização nos projetos de extensão Anjos da Alegria, CAIGE e PET Saúde puderam ser continuadas também através desta modalidade de ensino. Foram muitas as atividades vivenciadas no curso de Fisioterapia em 2020 e proporcionaram a continuidade da qualidade de ensino e a proximidade com o discente mesmo sendo realizadas de forma remota.
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