AUTISMO

ESTRATÉGIAS DE INTERAÇÃO PARA TRATAMENTO ODONTOLÓGICO

Autores

  • Amanda Martins Ribeiro Alves Univale
  • Daniella Duarte Vieira Byrro Univale
  • Emerson Ribeiro Faria Univale
  • Gabriela Scarabelli Sales Univale
  • Leticia Lago Santos Univale
  • Rhayka Klicie Fernandes Oliveira Univale
  • Thalita Cristine Alípio da Silva Univale
  • Mylène Quintela Lucca Univale

Palavras-chave:

Autismo, Estratégias de interação, Odontologia

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um conjunto de distúrbios do desenvolvimento neurológico que se manifesta precocemente e se caracteriza por déficits de interação, comunicação social, anormalidades sensoriais, interesses e atividades repetitivas. Essas características interferem no estabecimento de uma boa relação com o cirurgião-dentista e consequentemente na realização de ações educativas, preventivas e restauradoras, necessárias para a promoção da sáude desses pacientes. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão da literatura sobre o TEA, destacando sua etiologia, diagnóstico e estratégias de interação possíveis de aplicação no atendimento odontológico de pacientes autistas. Conclui-se que etiologia do autismo não é totalmente conhecida, porém, é uma condição multifatorial com alteração genética hereditária e que seu diagnóstico se baseia na observação de comportamento, testes educacionais e psicológicos. As técnicas de abordagens psicológicas utilizadas em odontopediatria e os métodos de abordagem específicos para pessoas com TEA como TEACH, ABA, PECS e videomodelação têm sido cada vez mais introduzidos na prática odontológica, contribuindo efetivamente na comunicação profissional/paciente e no sucesso do tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Martins Ribeiro Alves, Univale

Acadêmica do 8º Período do Curso de Odontologia do Núcleo da Saúde da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE).

Daniella Duarte Vieira Byrro, Univale

Acadêmica do 8º Período do Curso de Odontologia do Núcleo da Saúde da UNIVALE.

Emerson Ribeiro Faria, Univale

Acadêmico do 8º Período do Curso de Odontologia do Núcleo da Saúde da UNIVALE.

Gabriela Scarabelli Sales, Univale

Acadêmica do 8º Período do Curso de Odontologia do Núcleo da Saúde da UNIVALE.

Leticia Lago Santos, Univale

Acadêmica do 8º Período do Curso de Odontologia do Núcleo da Saúde da UNIVALE.

Rhayka Klicie Fernandes Oliveira, Univale

Acadêmica do 8º Período do Curso de Odontologia do Núcleo da Saúde da UNIVALE.

Thalita Cristine Alípio da Silva, Univale

Acadêmica do 8º Período do Curso de Odontologia do Núcleo da Saúde da UNIVALE.

Mylène Quintela Lucca, Univale

Professora da disciplina de Odontologia Pediátrica I e II do Curso de Odontologia do Núcleo da Saúde da UNIVALE. Especialista em Odontopediatria e Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais (PNE). Mestre em Saúde Coletiva e Doutora em Odontopediatria.

Downloads

Publicado

2022-12-21

Como Citar

MARTINS RIBEIRO ALVES, A.; DUARTE VIEIRA BYRRO, D.; RIBEIRO FARIA, E. .; SCARABELLI SALES, G. .; LAGO SANTOS, L.; KLICIE FERNANDES OLIVEIRA, R. .; CRISTINE ALÍPIO DA SILVA, T.; QUINTELA LUCCA, M. AUTISMO: ESTRATÉGIAS DE INTERAÇÃO PARA TRATAMENTO ODONTOLÓGICO. Revista Científica FACS, [S. l.], v. 20, n. 25, p. 109–117, 2022. Disponível em: https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/314. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)