PERCEPÇÃO DOS CUIDADORES QUANTO AOS BENEFÍCIOS DA TERAPIA ASSISTIDA POR CAVALOS EM INDIVÍDUOS

Autores

  • Angélica Rocha Leandro Tosta Univale
  • Arianne Passos Vieira Univale
  • Jéssica Paiva Silva Univale
  • Lorena Gomes Brandão Univale
  • Mariana Alves Veiga Univale
  • Mariana Cristina Palermo Ferreira UFJF

Palavras-chave:

Paralisia cerebral, Terapia assistida por cavalos, Fisioterapia

Resumo

Introdução: A Paralisia Cerebral é caracterizada por uma lesão não progressiva no Sistema Nervoso Central em desenvolvimento, gerando desordens cognitivas e motoras, como alterações de tônus, postura e movimentos. No processo de reabilitação de indivíduos com Paralisia Cerebral, a terapia assistida por cavalos tem mostrado vários benefícios motores e comportamentais. Objetivo: Conhecer e compreender a percepção dos cuidadores quanto aos benefícios da terapia assistida por cavalos em indivíduos com Paralisia Cerebral. Materiais e métodos: Estudo exploratório, de abordagem qualitativa, através da realização de entrevistas com os cuidadores principais, pais ou responsáveis de indivíduos com Paralisia Cerebral que realizaram a terapia assistida por cavalos no serviço de equoterapia do município de Governador Valadares no ano de 2015. Resultados: Foram entrevistados dez cuidadores principais, sendo sete mães, uma avó e duas profissionais da área da saúde responsáveis pelos cuidados de dois internos de uma instituição. Os cuidadores relataram benefícios da terapia assistida por cavalos no controle postural, através da aquisição do controle de cabeça, tronco e equilíbrio, na função motora, com ganhos na coordenação motora, força muscular e consciência corporal, nas atividades de vida diárias, como alimentar-se, banhar-se, vestir-se e realizar transferências posturais, e no comportamento, ao relatar que os pacientes ficavam mais calmos e mais felizes com a prática da equoterapia. Conclusão: A terapia assistida por cavalos contribuiu positivamente no desenvolvimento do indivíduo com Paralisia Cerebral praticante deste tipo de método terapêutico ao oferecer uma diversidade de estímulos sensório-motores para o seu desenvolvimento físico, social e mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angélica Rocha Leandro Tosta, Univale

Fisioterapeuta graduada pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE).

Arianne Passos Vieira, Univale

Fisioterapeuta graduada pela UNIVALE.

Jéssica Paiva Silva, Univale

Fisioterapeuta graduada pela UNIVALE. 

Lorena Gomes Brandão, Univale

Fisioterapeuta graduada pela UNIVALE.

Mariana Alves Veiga, Univale

Fisioterapeuta graduada pela Universidade Vale do Rio Doce.

Mariana Cristina Palermo Ferreira, UFJF

Fisioterapeuta Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Juiz de Fora (ufjf). Professora da UNIVALE e Fisioterapeuta da UFJF – campus Governador Valadares.

Downloads

Publicado

2022-12-15

Como Citar

ROCHA LEANDRO TOSTA, A. .; PASSOS VIEIRA, A.; PAIVA SILVA, J. .; GOMES BRANDÃO, L.; ALVES VEIGA, M.; CRISTINA PALERMO FERREIRA, M. PERCEPÇÃO DOS CUIDADORES QUANTO AOS BENEFÍCIOS DA TERAPIA ASSISTIDA POR CAVALOS EM INDIVÍDUOS. Revista Científica FACS, [S. l.], v. 18, n. 21, p. 59–65, 2022. Disponível em: https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/285. Acesso em: 4 dez. 2024.