PERFIL FARMACOTERAPÊUTICO DOS MEDICAMENTOS DESCARTADOS NO LABORATÓRIO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA (LASFAR) DA UNIVALE
Palabras clave:
Medicamentos, Descarte, LASFAR, ColetaResumen
A descoberta e o desenvolvimento de novos fármacos um dos fatores responsáveis pela promoção da saúde da população e pelo avanço nas atividades de promoção à saúde, sendo a forma mais utilizada de terapia em nossa sociedade. Porém, vários fatores contribuem significativamente para o acúmulo de medicamentos nas residências, que é agravada no país pela falta de um programa de coleta domiciliar de medicamentos expirados para o correto descarte. Nessa perspectiva, este estudo teve como objetivo reunir informações sobre a coleta e o descarte dos medicamentos pelo Laboratório de Assistência Farmacêutica (Lasfar) traçando um perfil no que diz respeito ao uso de medicamentos, ao acúmulo destes nas residências e ao processo de coleta de medicamentos expirados. Realizou-se a coleta de medicamentos expirados que foram trazidos pela comunidade interna da Univale ao Lasfar. Foi realizada triagem destes medicamentos, e os resíduos destinados para o setor de coleta seletiva. Os dados coletados foram transferidos para o Excel® e organizados em forma de tabela para melhor análise. Foi observado que, dentre os 214 medicamentos coletados, haviam 52 tipos de classes farmacológicas, totalizando 3947 unidades. Os medicamentos mais coletados, por unidade, foram da classe dos suplementos (761), dos antiepilépticos (572) e dos anti-hipertensivos (442). Diante dos resultados obtidos, concluímos que é de grande relevância implementar políticas que contribuem para descarte correto de medicamentos expirados voltado para coleta domiciliar, bem como um maior incentivo na logística reversa, evitando acúmulo de medicamentos, minimizando riscos de uso de medicamentos expirados e descarte incorreto.
Como citar
ALMEIDA, A. V. et al. Perfil farmacoterapêutico dos medicamentos descartados no Laboratório de Assistência Farmacêutica (LASFAR) da UNIVALE. Revista Científica FACS, Governador Valadares, v. 23, n. 1, ed. 30, p. 16-23, jan./jun. 2023.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.