RETENTORES INTRARRADICULARES

PINOS DE FIBRA DE VIDRO E PINOS METÁLICOS FUNDIDOS

Autores/as

  • Ana Flávia Fialho Pereira Univale
  • Karyne Alves de Oliveira Univale
  • Letícia Melo Bordone Univale
  • Rayanne Kelen Vinha Univale
  • Sávio Ganem Silva Pereira Garrocho Univale
  • Waine Costa Assis Univale
  • Rosália Moreira Barros Univale

Palabras clave:

Pino Intrarradicular, Pino de Fibra de Vidro, Pino Metálico Fundido

Resumen

Os pinos intrarradiculares são usados na Odontologia para aumentar a retenção da restauração em dentes tratados endodonticamente. Dentre os vários materiais utilizados, destacam-se os pinos metálicos fundidos e os pinos de fibra de vidro. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão da literatura sobre tais pinos, destacando suas características, propriedades mecânicas e indicações clínicas. O estudo revelou que os núcleos metálicos fundidos, mesmo apresentando boa resistência e ótima adaptação ao conduto radicular, têm sido cada vez menos indicados pois são mais susceptíveis a fratura devido ao módulo de elasticidade superior a dentina e estão mais propícios a corrosão. Já os pinos de fibra de vidro são mais estéticos, possuem um módulo de elasticidade semelhante ao da dentina, diminuindo os riscos de fratura e demandam tempo menor para execução, proporcionam melhor aproveitamento do remanescente dentário, tornando o tratamento mais conservador e possibilitando a recuperação de dentes em uma única sessão. Hoje a estética é considerada um fator de grande importância na Odontologia restauradora moderna e estes retentores, ao contrário dos núcleos metálicos, conseguem atender essa característica. Dessa forma, é possível concluir que ambos os tipos de pinos possuem suas aplicações clínicas e a total substituição dos núcleos metálicos pelos de fibra de vidro é uma opção equivocada. Para a seleção dos tipos de retentores deve ser feita uma avaliação adequada de cada caso pelo cirurgião-dentista.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Flávia Fialho Pereira, Univale

Acadêmica do 8º período do Curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Sa´úde (FACS/UNIVALE).

Karyne Alves de Oliveira, Univale

Acadêmica do 8º período do Curso de Odontologia da FACS/UNIVALE.

Letícia Melo Bordone, Univale

Acadêmica do 8º período do Curso de Odontologia da FACS/UNIVALE.

Rayanne Kelen Vinha, Univale

Acadêmica do 8º período do Curso de Odontologia da FACS/UNIVALE.

Sávio Ganem Silva Pereira Garrocho, Univale

Acadêmico do 8º período do Curso de Odontologia da FACS/UNIVALE.

Waine Costa Assis, Univale

Acadêmico do 8º período do Curso de Odontologia da FACS/UNIVALE.

Rosália Moreira Barros, Univale

Doutora em Clínicas Odontológicas, Mestre e Especialista em Prótese Dental e Mestre em Educação. Professora das Disciplinas de Anatomia e Escultura Dentária e Estágio Curricular de Clínica Integrada III
do Curso de Odontologia da FACS/UNIVALE.

Publicado

2022-12-16

Cómo citar

FLÁVIA FIALHO PEREIRA, A. .; ALVES DE OLIVEIRA, K. .; MELO BORDONE, L.; KELEN VINHA, R.; GANEM SILVA PEREIRA GARROCHO, S.; COSTA ASSIS, W.; MOREIRA BARROS, R. RETENTORES INTRARRADICULARES: PINOS DE FIBRA DE VIDRO E PINOS METÁLICOS FUNDIDOS. Revista Científica FACS, [S. l.], v. 20, n. 26, p. 63–69, 2022. Disponível em: https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/277. Acesso em: 21 nov. 2024.