EXTENSÃO CURRICULAR INTERCURSOS

UMA EXPERIÊNCIA DA ENFERMAGEM, JORNALISMO E PUBLICIDADE E PROPAGANDA NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS PARA A COMUNIDADE

Autores/as

  • Flávia Rodrigues Pereira UNIVALE
  • Franco Dani Araújo e Pinto UNIVALE

Palabras clave:

Conteúdos midiáticos, Educação em saúde, Extensão curricular.

Resumen

A extensão curricular é um processo fundamental na articulação entre ensino e realidade social, constituindo-se como um dos pilares da formação universitária, ao alinhar teoria e prática com as necessidades comunitárias, e deve ser inserida na carga horária das disciplinas de graduação. Objetiva-se apresentar ações extensionistas curriculares desenvolvidas pelos estudantes dos cursos de Enfermagem, Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Vale do Rio Doce (Univale), com produção de conteúdos midiáticos para educação em saúde e recreação. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, referente à extensão curricular intercursos, realizada pelos estudantes do curso de Enfermagem: 2° período/Comunicação Terapêutica e 3° período/Saúde Coletiva 1 e Epidemiologia Especial e pelos estudantes dos 6° períodos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, nas disciplinas Produção Científica e Práticas de Extensão III, sob a orientação dos professores responsáveis. Os produtos foram gerados a partir da divisão de grupos mistos, que em momentos virtuais estabeleceram os roteiros de preparação das peças: um vídeo recreativo especial de Natal direcionado aos internos e trabalhadores da Associação Santa Luzia; posts e vídeos para o Grupo Inclusivo de Autocuidado (GIAC), além das produções sobre a hanseníase para a comunidade em geral. Utilizou-se as plataformas digitais Facebook, WhatsApp e Instagram, tanto pessoais dos estudantes e professores, quanto da Univale. A experiência possibilitou a interação intercursos, com troca de saberes experimentados nas disciplinas e sua devolutiva à comunidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Flávia Rodrigues Pereira, UNIVALE

Professora dos cursos de Enfermagem e Medicina da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). Mestre em Gestão Integrada do Território pela UNIVALE.

Franco Dani Araújo e Pinto, UNIVALE

Professor dos cursos de Bacharelado em Jornalismo e em Publicidade e Propaganda da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), mestre em Gestão Integrada do Território (UNIVALE) e Doutorando em Ciências Humanas (UFSC).

Publicado

2021-06-07

Cómo citar

RODRIGUES PEREIRA, F. .; ARAÚJO E PINTO, F. D. . EXTENSÃO CURRICULAR INTERCURSOS: UMA EXPERIÊNCIA DA ENFERMAGEM, JORNALISMO E PUBLICIDADE E PROPAGANDA NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS PARA A COMUNIDADE. Revista Científica FACS, [S. l.], v. 21, n. 27, p. 126–129, 2021. Disponível em: https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/254. Acesso em: 26 oct. 2024.

Número

Sección

Resumo expandido

Artículos más leídos del mismo autor/a