EXTENSÃO CURRICULAR INTERCURSOS
UMA EXPERIÊNCIA DA ENFERMAGEM, JORNALISMO E PUBLICIDADE E PROPAGANDA NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS PARA A COMUNIDADE
Palabras clave:
Conteúdos midiáticos, Educação em saúde, Extensão curricular.Resumen
A extensão curricular é um processo fundamental na articulação entre ensino e realidade social, constituindo-se como um dos pilares da formação universitária, ao alinhar teoria e prática com as necessidades comunitárias, e deve ser inserida na carga horária das disciplinas de graduação. Objetiva-se apresentar ações extensionistas curriculares desenvolvidas pelos estudantes dos cursos de Enfermagem, Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Vale do Rio Doce (Univale), com produção de conteúdos midiáticos para educação em saúde e recreação. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, referente à extensão curricular intercursos, realizada pelos estudantes do curso de Enfermagem: 2° período/Comunicação Terapêutica e 3° período/Saúde Coletiva 1 e Epidemiologia Especial e pelos estudantes dos 6° períodos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, nas disciplinas Produção Científica e Práticas de Extensão III, sob a orientação dos professores responsáveis. Os produtos foram gerados a partir da divisão de grupos mistos, que em momentos virtuais estabeleceram os roteiros de preparação das peças: um vídeo recreativo especial de Natal direcionado aos internos e trabalhadores da Associação Santa Luzia; posts e vídeos para o Grupo Inclusivo de Autocuidado (GIAC), além das produções sobre a hanseníase para a comunidade em geral. Utilizou-se as plataformas digitais Facebook, WhatsApp e Instagram, tanto pessoais dos estudantes e professores, quanto da Univale. A experiência possibilitou a interação intercursos, com troca de saberes experimentados nas disciplinas e sua devolutiva à comunidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.