TUBERCULOSE
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE PARA PROFISSIONAIS DAS INSTITUIÇÕES DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE
Palabras clave:
Tuberculose, Educação permanente, Privados de liberdadeResumen
A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e sua ocorrência nas instituições para privados de liberdade (IPL) é maior do que relatada na população geral devido aos fatores ambientais e individuais da população carcerária. Atividades de educação permanente em saúde (EPS) podem se tornar estratégias importantes no controle da doença, especialmente para os profissionais que atuam nas IPL. Objetiva-se relatar as experiências vivenciadas desde a idealização da EPS/TB até a sua efetivação no formato à distância desses profissionais em Governador Valadares. Trata-se de um relato de experiência de uma pesquisa-ação em desenvolvimento junto aos profissionais envolvidos, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Idealizada pelo grupo técnico da TB municipal, a EPS/TB está em andamento, cumpridas as fases de exploração e aprofundamento, com onze profissionais da saúde e segurança de três IPL, executada com apoio de ferramentas síncronas (WhatsApp e Google Meet) e assíncronas (Google Classroom) e acompanhamento dos tutores. Alguns desafios têm surgido: baixa adesão ao edital de inscrições, dificuldade de acesso às ferramentas tecnológicas utilizadas e demora pelos educandos nas devolutivas às atividades propostas. Alguns sinais, porém, de aprendizagem e a problematização de como o manejo da TB poderá ser reorganizado nas IPL, despontaram nos dois módulos vivenciados. Enfim, tem-se demonstrado a relevância da EPS/TB para as instituições e profissionais envolvidos, corroborando o fortalecimento da parceria ensino-serviço-comunidade e, consequentemente, apoio na reorganização do manejo da TB nas IPL e integração à rede de atenção em saúde municipal.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.