CARACTERIZAÇÃO DOS USUÁRIOS ATENDIDOS PELO SERVIÇO DE PSICOLOGIA APLICADA DA UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE DE 2014 A 2016
Keywords:
Clínica-escola de psicologia, Triagem psicológica, Caracterização de usuáriosAbstract
As clínicas-escola são caracterizadas como espaços apropriados que aliam a formação profissional, ao treinar o graduando, e a consolidação das competências propostas pelas Diretrizes Curriculares ao prestar serviços à comunidade, portanto é necessário conhecer a população que busca os serviços e suas demandas para que seja realizado um atendimento mais eficaz. Objetivo-se conhecer o perfil dos usuários atendidos em triagem pelo Serviço de Psicologia Aplicada do Curso de Psicologia da Universidade Vale do Rio Doce dos anos de 2014 a 2016. A coleta de dados foi realizada a partir de análise documental de dados obtidos nas fichas de triagem preenchidas pelos alunos do curso de Psicologia durante atendimento neste local. As variáveis analisadas foram idade, sexo, estado civil, demanda e encaminhamento. Os dados obtidos apresentaram maior presença feminina, variação entre as faixas etárias que mais procuraram a clínica-escola e, quando correlacionadas com as queixas, foram identificadas diferentes demandas. Os perfis encontrados foram constituídos por: em 2014, usuárias solteiras, adultas, com queixas de Dificuldade em lidar com perdas e que foram encaminhadas para psicoterapia; em 2015, meninas com queixas de Ansiedade/Insegurança e encaminhadas para Psicoterapia; e, finalmente, em 2016, usuárias solteiras, adultas, com queixas de Ansiedade/Insegurança e com encaminhamento para Psicodiagnóstico. Os dados aqui apresentados usam uma amostragem de um campo delimitado, sinalizando que há um vasto campo a ser investigado e colocado sob a luz das teorias existentes, assim como cabe salientar a falta de estudos sobre o tema. Portanto, considera-se que o presente estudo pode orientar pesquisas futuras.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.