ANÁLISE DO CONSUMO ALIMENTAR DE IDOSOS FREQUENTADORES DE UMA INSTITUIÇÃO DE SAÚDE PARTICULAR DE GOVERNADOR VALADARES, MINAS GERAIS, BRASIL.
Palavras-chave:
Consumo alimentar, Déficit nutricional, Nutrientes, IdosoResumo
O envelhecer é um estágio onde o organismo inicia um processo de degeneração causando alterações biológicas, psicológicas e sociais. Estas alterações no corpo humano podem interferir no estado nutricional de um indivíduo, originando patologias. O objetivo deste estudo foi verificar a adequação do consumo alimentar de idosos frequentadores de uma instituição privada de promoção à saúde da cidade de Governador Valadares, Minas Gerais, Brasil. O estudo em questão é do tipo epidemiológico transversal e a coleta de dados foi executada no período de maio a setembro de 2013. A amostra foi composta por 24 indivíduos, sendo 18 mulheres e 6 homens que correspondem a 75% e 25% do universo respectivamente, com média de idade de 70,92 ± 6,43 anos. Os valores de carboidratos e proteína verificados para ambos os sexos, foram considerados adequados. Já o consumo de lipídeos encontrou-se adequado somente para o grupo feminino, e, a ingestão de fibras e energia esteve inadequada para ambos os sexos. Os valores de colesterol, gorduras saturadas, poli-insaturadas e monoinsaturadas foram encontrados todos adequados para ambos os sexos. A inadequação verificada para os valores de vitaminas e minerais foi alarmante, sendo encontrado um percentual de 86,36% referente à ingestão insuficiente destes nutrientes, e apenas 13,63% de ingestão adequada. A partir dos resultados encontrados na presente pesquisa foi possível vislumbrar o quão deficiente é a alimentação dos idosos verificando assim a importância do acompanhamento nutricional para esta faixa etária assim também como a realização de mais estudos voltados para a melhoria do consumo alimentar dos mesmos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.