PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E NÍVEL DE INDEPENDÊNCIA FUNCIONAL DOS IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS NA CASA DE RECUPERAÇÃO DONA ZULMIRA, NO MUNICÍPIO DE GOVERNADOR VALADARES/MG

Autores

  • Anaile Duarte Toledo Martins Univale
  • Francielly Martha Martins Univale
  • Isabelle Rodrigues Cabral Univale
  • Joana Braz Viana de Oliveira Univale
  • Maria de Fátima Santana Bastos Univale
  • Sabrina Gomes de Morais Univale

Palavras-chave:

Idosos, Instituição de Longa Permanência, Independência Funcional, Fisioterapia, Atividades de Vida Diária

Resumo

O objetivo desse estudo foi traçar e avaliar o perfil epidemiológico e o nível de independência funcional em idosos institucionalizados na Casa de Recuperação Dona Zulmira da SSVP. A amostra foi de conveniência com 44 idosos residentes na instituição no período do estudo, que foi realizado em Maio de 2016. O índice de Katz foi utilizado para avaliar os aspectos funcionais relacionados às AVDs. A análise foi descritiva e quantitativa. Predominou o gênero feminino; a maior frequência de idade foi entre 60 e 80 anos; identificou-se uma variação do mínimo de um mês e máximo de 25 anos e 6 meses de residência dos idosos sendo o maior percentual residindo de 1 a 5 anos; a Doença de Alzheimer (n= 8; 18,18%) e as demais alterações cognitivas (n= 8; 18,18%) apresentaram-se como a de maior prevalência; quanto ao grau de independência funcional dos internos, a maioria dos idosos apresentou um grau elevado de dependência, levando em consideração a necessidade de ajuda não humana, ajuda humana, e a dependência completa em todas as AVDs analisadas, exceto na alimentação que apresentou índice maior de internos independentes. Dentre as AVDs avaliadas, destacou-se a forte correlação entre dependência para transferência e continência. Concluiu-se que se torna basilar ampliar e aprofundar pesquisas com avaliações voltadas para a população idosa em todos os seus aspectos, físicos, mentais, sociais e ambientais, sempre no intuito de contribuir para a melhoria da capacidade funcional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anaile Duarte Toledo Martins, Univale

Acadêmica do curso de Fisioterapia da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE).

Francielly Martha Martins, Univale

Acadêmica do curso de Fisioterapia da UNIVALE.

Isabelle Rodrigues Cabral, Univale

Acadêmica do curso de Fisioterapia da UNIVALE.

Joana Braz Viana de Oliveira, Univale

Acadêmica do curso de Fisioterapia da UNIVALE.

Maria de Fátima Santana Bastos, Univale

Acadêmica do curso de Fisioterapia da UNIVALE.

Sabrina Gomes de Morais, Univale

Professora e Mestre do Curso de Fisioterapia da UNIVALE.

Downloads

Publicado

2022-12-15

Como Citar

DUARTE TOLEDO MARTINS, A.; MARTHA MARTINS, F.; RODRIGUES CABRAL, I.; BRAZ VIANA DE OLIVEIRA, J.; DE FÁTIMA SANTANA BASTOS, M.; GOMES DE MORAIS, S. PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E NÍVEL DE INDEPENDÊNCIA FUNCIONAL DOS IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS NA CASA DE RECUPERAÇÃO DONA ZULMIRA, NO MUNICÍPIO DE GOVERNADOR VALADARES/MG. Revista Científica FACS, [S. l.], v. 18, n. 21, p. 66–72, 2022. Disponível em: https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/286. Acesso em: 18 jan. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)