INFECÇÕES RELACIONADAS A ASSISTÊNCIA À SAÚDE EM SERVIÇO PRIVADO NO MUNICÍPIO DE GOVERNADOR VALADARES, NO PERÍODO DE 2012 A 2015
Palavras-chave:
Infecção Hospitalar, Multirresistência bacteriana, EpidemiologiaResumo
Introdução: Infecções Relacionadas à Assistência a Saúde (IRAS) originam-se em serviços de saúde e com manifestação na internação ou pelo menos 48 horas após alta, tendo relação procedimentos diagnósticos ou terapêuticos. Fungos são responsáveis por 8% das IRAS e bactérias por 90%. Objetivos: Conhecer a etiologia das IRAS de pacientes internados em hospital privado de Governador Valadares-MG, no período de 2012 a 2015. Método: Estudo epidemiológico retrospectivo do banco de dados do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, autorizado pelo hospital e aprovado no Conselho de Ética e Pesquisa. Informações categorizadas por sexo, idade, topografia das infecções e agente etiológico isolado. Resultados: Foram identificados 314 pacientes com IRAS no período estudado, sendo 53,50% do sexo feminino, faixa etária entre 14 e 107 anos e idade média de 69 anos. Nesse período, os indicadores de IRAS apontaram taxas de 2,6% de ocorrências infecciosas relacionadas a hospitalização, com mortalidade (3,4%), letalidade (34%) e maior prevalência em pacientes de clínica médica (51,5%) em relação aos cirúrgicos (48,5%). A topografia de maior prevalência foi respiratória (37,8%), seguida de sepse (17,5%), geniturinária (16,4%), sítio cirúrgico (15,0%), cardiovascular (10,2%) e outras (3,1%). Dentre as bactérias, as Pseudomonas aeruginosa (17,1%) tiveram maior incidência, seguidas por Staphylococcus coagulase negativa (13,3%) e Escherichia coli (12,6%). A multirresistência aos antimicrobianos testados foi identificada em 15,6% das bactérias isoladas. Dentre as leveduras, a Candida albicans se destacou (3,8%), acompanhada da Candida tropicalis (2,0%). Conclusão: O estudo contribuiu para o conhecimento do perfil epidemiológico dos patógenos causadores de IRAS, caracterizando a microbiota hospitalar da instituição, ferramenta essencial para a prevenção de novas ocorrências e efetividade das ações terapêuticas de prevenção e tratamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.