IDOSO E TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO INFLUENCIANDO NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

Autores/as

  • Ana Laura Corrêa Maioli Falci UNIVALE
  • André Luiz de Souza Soares UNIVALE
  • Esther Pifano Boechat UNIVALE
  • João de Queiroz Netto UNIVALE
  • Kawany Santos Casaes UNIVALE
  • Luís Gustavo de Freitas Fonseca UNIVALE
  • Pablo Ferreira do Val Silva UNIVALE
  • Rafael Silva Gama UNIVALE

Palabras clave:

Tecnologia, Informação, Cognitivo, Qualidade, Envelhecimento

Resumen

Segundo dados do IBGE, o Brasil, em 2018, atingiu a maior taxa de expectativa de vida de sua história, com um salto médio de 22 anos entre 1960 e 2018, porém o país ainda não investe muito em pesquisas que visem a prevenção e promoção da saúde de idosos. Ainda, é válido ressaltar que ao envelhecer, as pessoas tendem a perder funções fisiológicas que consequentemente resultam em uma perda cognitiva, o que torna importante o investimento nessa área. Objetivo: Investigar o uso da tecnologia no tratamento e prevenção da perda neuro-cognitiva que acomete os idosos. Método: Foi utilizado a seleção de 23 artigos, por estudo transversal entre os meses de Agosto e Outubro, que foram extraídos de bases de dados como Lilacs, Scielo e Pubmed, reduzidos a um total de 10. Foi usado como método de eliminação, alguns descritores, pois alguns artigos tangenciavam o tema escolhido. Conclusão: O presente estudo mostrou que muitos pesquisadores decidiram pela inserção do idoso na era tecnológica, visando tratar degenerações cognitivas e obtendo um resultado satisfatório. Mas, mesmo trazendo inúmeros benefícios, a falta de investimento no Brasil e a negligência da população em se informar sobre a TCIs, em tratamentos, impede que haja, no país, mais pesquisas voltadas para a perda cognitiva de pessoas de idade e que visem uma melhora na qualidade de vida desse grupo de pessoas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Laura Corrêa Maioli Falci, UNIVALE

Acadêmica do 1º Período do Curso de Medicina Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE).

André Luiz de Souza Soares, UNIVALE

Acadêmico do 1º Período do Curso de Medicina da UNIVALE. 

Esther Pifano Boechat, UNIVALE

Acadêmica do 1º Período do Curso de Medicina da UNIVALE. 

João de Queiroz Netto, UNIVALE

Acadêmicos do 1º Período do Curso de Medicina da UNIVALE.

Kawany Santos Casaes, UNIVALE

Acadêmicos do 1º Período do Curso de Medicina da UNIVALE.

Luís Gustavo de Freitas Fonseca, UNIVALE

Acadêmicos do 1º Período do Curso de Medicina da UNIVALE.

Pablo Ferreira do Val Silva, UNIVALE

Acadêmicos do 1º Período do Curso de Medicina da UNIVALE.

Rafael Silva Gama, UNIVALE

Professor Adjunto da UNIVALE. Graduado em Farmácia/ UNIVALE. Mestre em Imunopatologia de doenças infecciosas e parasitárias/UNIVALE. Doutor em imunologia e genética/UFJF. Professor de Biofísica I, Bioquímica II e Embriologia II do Módulo Morfofisioquímica I e II do curso de Medicina UNIVALE.

Publicado

2022-12-28

Cómo citar

CORRÊA MAIOLI FALCI, A. L. .; DE SOUZA SOARES, A. L. .; PIFANO BOECHAT, E. .; DE QUEIROZ NETTO, J. .; SANTOS CASAES, . K. .; DE FREITAS FONSECA, L. G. .; FERREIRA DO VAL SILVA, P.; SILVA GAMA, R. . IDOSO E TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO INFLUENCIANDO NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO. Revista Científica FACS, [S. l.], v. 19, n. 23, p. 66–69, 2022. Disponível em: https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/321. Acesso em: 26 oct. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a