Os benefícios da associação de fitoterápicos no tratamento de alopecia areata
DOI:
https://doi.org/10.70159/rcfacs.v24i2.838Palavras-chave:
Alopecia Areata, Tratamento, Fitoterapia, Saúde capilarResumo
A Alopecia Areata é uma doença que resulta em perda de cabelo, devido ao ataque errôneo do sistema imunológico aos folículos capilares pelo excesso de estresse e ansiedade. Além disso, infecções virais e outros distúrbios autoimunes podem ser fatores que contribuem para o surgimento da doença e, ainda, as consequências bioquímicas advindas do estresse e ansiedade no organismo, afetam o sistema imunológico do indivíduo. Este trabalho aborda de maneira abrangente a preocupação com a saúde capilar, concentrando-se nos desafios enfrentados por muitas pessoas devido à consequências causadas pela alopecia areata. Destaca-se o estudo aprofundado dos benefícios para cuidados capilares baseado em ingredientes naturais como alternativa saudável e eficaz aos produtos químicos agressivos comumente encontrados no mercado. O objetivo deste trabalho é buscar estudos clínicos e evidências científicas para fundamentar a utilização de produtos fitoterápicos no manejo da alopecia areata, sugerir alternativas terapêuticas e compreender o mecanismo de ação e as interações dos princípios ativos. A metodologia do presente trabalho foi desenvolvida através de um levantamento de dados na literatura científica para investigar os benefícios dos fitoterápicos no tratamento da alopecia areata, explorando o potencial terapêutico dos produtos fitoterápicos no tratamento da alopecia areata, investigando sua segurança, eficácia e considerações clínicas. Portanto, ao finalizar este trabalho, espera-se oferecer não apenas uma contribuição para a ciência, mas também apresentar uma proposta tangível de abordagens terapêuticas e cuidados capilares que, com base em evidências científicas, possa melhorar significativamente a qualidade de vida daqueles que enfrentam a alopecia areata.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Karina Victoria Gonçalves Arruda, Laís Allana Miranda de Souza, Luiza de Almeida Arruda, Patrícia Figueiredo Santos Pimenta

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.