EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL E TUTORIA NO PROGRAMA PET-SAÚDE

Autores

  • Tandrécia Cristina de Oliveira UNIVALE
  • Daena Cunha de Fialho UNIVALE

Palavras-chave:

Tutoria, Educação Interprofissional, Programa PET-Saúde.

Resumo

O presente artigo descreve a experiência de tutoria frente ao programa PET-Saúde na Universidade Vale do Rio Doce - Univale no período de setembro 2018 a agosto de 2019. Para tal realiza-se a revisão de literatura na qual é descrita a configuração das Unidades de Saúde, os recursos técnicos e teóricos utilizados no Programa PET-Saúde e estratégias de intervenção adotadas pela universidade. Quanto ao processo de tutoria são apontados os princípios metodológicos que facilitam o ensino e a aprendizagem do aluno em tutoria segundo a Educação Interprofissional. Destaca-se também a contribuição da tutoria na mediação dos alunos e preceptores do Programa PET Saúde Univale até a conclusão da primeira etapa do projeto. Enfim identifica-se a eficácia dos recursos técnicos e metodológicos adotados durante a tutoria que permitiram de ressignificação da aprendizagem por parte do aluno, ressaltando a significativa contribuição da Educação Interprofissional como meio para superação dos problemas enfrentados na assistência qualificada e integrada a saúde básica da população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tandrécia Cristina de Oliveira, UNIVALE

Professora do Curso de Psicologia da Univale. Tutora do programa PET-Saúde. Especialista em Docência do Ensino Superior. Mestre em Psicologia social.

Daena Cunha de Fialho, UNIVALE

Professora do Curso de Psicologia da Univale. Tutora do programa PET-Saúde. Especialista em Dependência Química e Outros Transtornos Compulsivos.

Downloads

Publicado

2024-02-29

Como Citar

DE OLIVEIRA, T. C. .; CUNHA DE FIALHO, D. . EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL E TUTORIA NO PROGRAMA PET-SAÚDE. Revista Científica FACS, [S. l.], v. 19, n. 25, p. 48–57, 2024. Disponível em: https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/623. Acesso em: 4 dez. 2024.