Autismo
Estratégias de interação para tratamento odontológico
Palavras-chave:
Autismo, Estratégias de interação, OdontologiaResumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um conjunto de distúrbios do desenvolvimento neurológico que se manifesta precocemente e se caracteriza por déficits de interação, comunicação social, anormalidades sensoriais, interesses e atividades repetitivas. Essas características interferem no estabecimento de uma boa relação com o cirurgião-dentista e consequentemente na realização de ações educativas, preventivas e restauradoras, necessárias para a promoção da sáude desses pacientes. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão da literatura sobre o TEA, destacando sua etiologia, diagnóstico e estratégias de interação possíveis de aplicação no atendimento odontológico de pacientes autistas. Conclui-se que etiologia do autismo não é totalmente conhecida, porém, é uma condição multifatorial com alteração genética hereditária e que seu diagnóstico se baseia na observação de comportamento, testes educacionais e psicológicos. As técnicas de abordagens psicológicas utilizadas em odontopediatria e os métodos de abordagem específicos para pessoas com TEA como TEACH, ABA, PECS e videomodelação têm sido cada vez mais introduzidos na prática odontológica, contribuindo efetivamente na comunicação profissional/paciente e no sucesso do tratamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Científica FACS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.