Análise dos conteúdos de alimentação e nutrição em livros didáticos do ensino fundamental II
Palavras-chave:
livro didático, guia alimentar, educação alimentar e nutricionalResumo
Introdução: O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), possui como uma de suas diretrizes, a Educação Alimentar e Nutricional (EAN), que objetiva estimular a adoção voluntária de práticas e escolhas alimentares saudáveis, que colaborem para a aprendizagem, a boa saúde do escolar e a qualidade de vida do indivíduo. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo avaliar os livros didáticos do ensino fundamental (6º ao 9º ano) na rede municipal de ensino de Governador Valadares (MG), tendo como referência o Guia Alimentar para a População Brasileira e o conceito sobre Educação Alimentar e Nutricional. Resultado: Os temas sobre alimentação e nutrição tendo como referência o Guia Alimentar para a População Brasileira e o conceito sobre Educação Alimentar e Nutricional presentes em todos os livros de todas as séries (6º ao 9º/ano), na rede municipal de ensino do município de Governador Valadares são: alimento e alimento in natura. Conclusão: As informações sobre alimentação e nutrição contidas nos livros didáticos da educação básica são quantitativamente limitadas, contudo, o livro didático continua sendo uma importante ferramenta para disseminar conhecimentos sobre alimentação e nutrição. Em relação ao profissional nutricionista responsável técnico pelo Programa de Alimentação Escolar (PAE) cabe dar o suporte técnico necessário à comunidade escolar promovendo rodas de conversa, oficinas práticas sobre o tema alimentação e nutrição.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Científica FACS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.