ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Palavras-chave:
livro didático, guia alimentar, educação alimentar e nutricionalResumo
Introdução: O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), possui como uma de suas diretrizes, a Educação Alimentar e Nutricional (EAN), que objetiva estimular a adoção voluntária de práticas e escolhas alimentares saudáveis, que colaborem para a aprendizagem, a boa saúde do escolar e a qualidade de vida do indivíduo. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo avaliar os livros didáticos do ensino fundamental (6º ao 9º ano) na rede municipal de ensino de Governador Valadares (MG), tendo como referência o Guia Alimentar para a População Brasileira e o conceito sobre Educação Alimentar e Nutricional. Resultado: Os temas sobre alimentação e nutrição tendo como referência o Guia Alimentar para a População Brasileira e o conceito sobre Educação Alimentar e Nutricional presentes em todos os livros de todas as séries (6º ao 9º/ano), na rede municipal de ensino do município de Governador Valadares são: alimento e alimento in natura. Conclusão: As informações sobre alimentação e nutrição contidas nos livros didáticos da educação básica são quantitativamente limitadas, contudo, o livro didático continua sendo uma importante ferramenta para disseminar conhecimentos sobre alimentação e nutrição. Em relação ao profissional nutricionista responsável técnico pelo Programa de Alimentação Escolar (PAE) cabe dar o suporte técnico necessário à comunidade escolar promovendo rodas de conversa, oficinas práticas sobre o tema alimentação e nutrição.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.