RECURSOS PROCESSUAIS DOS PADRÕES DE COMPORTAMENTO

ESTRATOS COGNITIVOS DA AUTOEFICÁCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70159/rcfacs.v24i1.691

Palavras-chave:

cognição, autoeficácia, qualidade de vida

Resumo

Diante das influências subjetivas associadas ao contexto sócio-histórico, é notório a complexidade da natureza humana. Sendo que ao focar no desenvolvimento humano, destacam-se os aspectos biopsicossociais como influentes na qualidade de vida do indivíduo. Mediante a esse cenário, o presente estudo objetivou discutir as características da percepção da autoeficácia meio as capacidades cognitivas com enfoque nas dinâmicas da esfera psicológica. Consistiu em um estudo descritivo, transversal de caráter qualitativo, sendo caracterizado enquanto uma revisão de literatura narrativa. Os materiais bibliográficos foram captados por meio de plataformas de buscas como SciELO e PubMed utilizando os descritores “cognição”, “autoeficácia” e “qualidade de vida”, combinados de formas variadas e separadamente e sem critérios de exclusão em razão do tempo. Identificou-se que a autoeficácia é um mecanismo protetivo diante de estressores, estando associada à percepção e ao processamento cognitivo. Os impactos desse constructo podem ser observados nos comportamentos dos indivíduos, interferindo nas tomadas de decisão, motivação e autoestima, assim como na construção identitária. Concluiu-se que a autoeficácia é um mecanismo adaptativo no qual se associa com o funcionamento cognitivo, estabelecendo assim os padrões comportamentais do indivíduo e podendo ocasionar alterações na sua qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais da Silva-Ferreira, Universidade São Judas Tadeu

Mestranda em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu - USJT

Dante Ogassavara, Universidade São Judas Tadeu

Doutorando em Ciências do Envelhecimento pela USJT.

Jeniffer Ferreira-Costa, Universidade São Judas Tadeu

Mestranda em Ciências do Envelhecimento pela USJT.

Amanda Azevedo de Carvalho, Universidade São Judas Tadeu

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Anhembi Morumbi - UAM.

José Maria Montiel, Universidade São Judas Tadeu

Doutor em Psicologia pela Universidade São Francisco - USF. Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT/Instituto Ânima.

Downloads

Publicado

2024-08-21

Como Citar

DA SILVA-FERREIRA, T.; OGASSAVARA, D.; FERREIRA-COSTA, J.; AZEVEDO DE CARVALHO, A.; MONTIEL, J. M. RECURSOS PROCESSUAIS DOS PADRÕES DE COMPORTAMENTO: ESTRATOS COGNITIVOS DA AUTOEFICÁCIA. Revista Científica FACS, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 53–60, 2024. DOI: 10.70159/rcfacs.v24i1.691. Disponível em: https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/691. Acesso em: 18 jan. 2025.