Contribuições da terapia cognitivo-comportamental no tratamento da depressão em crianças e adolescentes

Autores

  • Fabiola Gomes de BRITO UNIVALE
  • Indianara Oliveira Duarte PIMENTA UNIVALE
  • Ana Clara Filgueiras Aubin LUGÃO UNIVALE

Palavras-chave:

Depressão, Crianças, Adolescentes, Tratamento, Terapia Cognitivo-Comportamental

Resumo

O Transtorno Depressivo interfere diretamente nas atividades cotidianas do indivíduo, e sua ocorrência vem crescendo de maneira alarmante nos últimos anos. O objetivo do presente artigo é realizar uma revisão de literatura a fim de explorar os fatores associados ao aparecimento do Transtorno Depressivo em crianças e adolescentes e as formas de tratamento a partir da Terapia Cognitivo-Comportamental. Destaca-se que o processo psicoterápico deve ser realizado de forma lúdica, possibilitando a expressividade do paciente, além de enfatizar a importância do engajamento dos pais ou responsáveis no processo terapêutico, possibilitando uma efetividade do tratamento. Conclui-se que o conhecimento sobre os fatores que podem contribuir para o surgimento da doença e sua sintomatologia são fundamentais para a escolha adequada da melhor forma de terapêutica. Nota-se ainda que a Terapia Cognitivo-Comportamental possui técnicas efetivas que visam a flexibilização de crenças do indivíduo e a ativação comportamental proporcionando uma melhora significativa do quadro bem como prevenção de recaídas e recorrência do transtorno na idade adulta.

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Biografia do Autor

Fabiola Gomes de BRITO, UNIVALE

Acadêmica do curso de Psicologia da Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE

Indianara Oliveira Duarte PIMENTA, UNIVALE

Acadêmica do curso de Psicologia da Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE

Ana Clara Filgueiras Aubin LUGÃO, UNIVALE

Professora do Curso de Psicologia da Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE

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Publicado

2024-02-29

Como Citar

BRITO, F. G. de .; PIMENTA, I. O. D. .; LUGÃO, A. C. F. A. . Contribuições da terapia cognitivo-comportamental no tratamento da depressão em crianças e adolescentes . Revista Científica FACS, Governador Valadares, v. 19, n. 25, p. 39–47, 2024. Disponível em: https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/622. Acesso em: 25 abr. 2025.