USO DAS MEMBRANAS ABSORVÍVEIS E NÃO ABSORVÍVEIS EM DEFEITOS ÓSSEOS PERIODONTAIS

Autores

  • Adão dos Santos Meira Neto Univale
  • Ana Luiza Martins da Silva Univale
  • Guilherme Antônio Araújo Malcate Univale
  • Jadir Pereira de Souza Junior Univale
  • Luciano Leite de Oliveira Freitas Univale
  • Pedro Braga Drigo Univale
  • José Antônio Coelho Junior Univale

Palavras-chave:

Regeneração óssea e tecidual guiada, Membranas de barreira, Defeitos periodontais

Resumo

A periodontite é uma doença inflamatória dos tecidos de suporte dos dentes causada por microrganismos específicos ou grupos de microrganismos específicos, resultando na destruição progressiva do ligamento periodontal e osso alveolar com formação de bolsa, recessão ou ambos. Um objetivo final da terapia periodontal é a regeneração do tecido perdido devido à doença periodontal. As cirurgias ressectivas e regenerativas são duas abordagens que podem ser usadas para eliminar defeitos periodontais. Este estudo realiza uma revisão da literatura sobre o uso das membranas absorvíveis e não absorvíveis em defeitos periodontais, destacando suas características, indicações e efeitos clínicos. Mostrando as possíveis modalidades de tratamento em defeitos periodontais, enfatizando os recentes procedimentos regenerativos, como a colocação de diferentes tipos de enxertos ósseos com membranas de barreira, através da regeneração tecidual guiada e regeneração óssea guiada. Os princípios da regeneração são baseados em certas células para repovoar a área da ferida para formar um novo aparelho de fixação. Clinicamente, isso é conseguido colocando a membrana barreira sobre o defeito, impedindo assim que o tecido gengival e o tecido conjuntivo migrem para a ferida durante a cicatrização. Mediante os parâmetros clínicos, conclui-se que as membranas de barreira não absorvíveis e absorvíveis registraram ótima eficiência no tratamento de defeitos periodontais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adão dos Santos Meira Neto, Univale

Acadêmico do 8º período do Curso de Odontologia da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). 

Ana Luiza Martins da Silva, Univale

Acadêmica do 8º período do Curso de Odontologia da UNIVALE

Guilherme Antônio Araújo Malcate, Univale

Acadêmico do 8º período do Curso de Odontologia da UNIVALE

Jadir Pereira de Souza Junior, Univale

Acadêmico do 8º período do Curso de Odontologia da UNIVALE

Luciano Leite de Oliveira Freitas, Univale

Acadêmico do 8º período do Curso de Odontologia da UNIVALE

Pedro Braga Drigo, Univale

Acadêmico do 8º período do Curso de Odontologia da UNIVALE

José Antônio Coelho Junior, Univale

Especialista em Periodontia e Implantodontia. Mestrando em Periodontia – São Leopoldo Mandic -Campinas Professor de Periodontia do Curso de Odontologia da UNIVALE. Coordenador do curso de especialização em Periodontia da ABO-GV.

Downloads

Publicado

2022-12-16

Como Citar

DOS SANTOS MEIRA NETO, A.; LUIZA MARTINS DA SILVA, A.; ANTÔNIO ARAÚJO MALCATE, G.; PEREIRA DE SOUZA JUNIOR, J.; LEITE DE OLIVEIRA FREITAS, L.; BRAGA DRIGO, P.; ANTÔNIO COELHO JUNIOR, J. . USO DAS MEMBRANAS ABSORVÍVEIS E NÃO ABSORVÍVEIS EM DEFEITOS ÓSSEOS PERIODONTAIS. Revista Científica FACS, [S. l.], v. 20, n. 26, p. 55–62, 2022. Disponível em: https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/276. Acesso em: 23 nov. 2024.