Uso das membranas absorvíveis e não absorvíveis em defeitos ósseos periodontais
Palavras-chave:
Regeneração óssea e tecidual guiada, Membranas de barreira, Defeitos periodontaisResumo
A periodontite é uma doença inflamatória dos tecidos de suporte dos dentes causada por microrganismos específicos ou grupos de microrganismos específicos, resultando na destruição progressiva do ligamento periodontal e osso alveolar com formação de bolsa, recessão ou ambos. Um objetivo final da terapia periodontal é a regeneração do tecido perdido devido à doença periodontal. As cirurgias ressectivas e regenerativas são duas abordagens que podem ser usadas para eliminar defeitos periodontais. Este estudo realiza uma revisão da literatura sobre o uso das membranas absorvíveis e não absorvíveis em defeitos periodontais, destacando suas características, indicações e efeitos clínicos. Mostrando as possíveis modalidades de tratamento em defeitos periodontais, enfatizando os recentes procedimentos regenerativos, como a colocação de diferentes tipos de enxertos ósseos com membranas de barreira, através da regeneração tecidual guiada e regeneração óssea guiada. Os princípios da regeneração são baseados em certas células para repovoar a área da ferida para formar um novo aparelho de fixação. Clinicamente, isso é conseguido colocando a membrana barreira sobre o defeito, impedindo assim que o tecido gengival e o tecido conjuntivo migrem para a ferida durante a cicatrização. Mediante os parâmetros clínicos, conclui-se que as membranas de barreira não absorvíveis e absorvíveis registraram ótima eficiência no tratamento de defeitos periodontais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Científica FACS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.