RESINA COMPOSTA BULK-FILL

Autores

  • Bruna Mendes Marques Cunha Univale
  • Emilly Souza Libório Univale
  • Kézia Kerr de Souza Univale
  • Laísse Calafange Dias Univale
  • Maria Clara Rabelo Cunha e Coelho Sousa Univale
  • Maria José de Souza Santiago Univale

Palavras-chave:

Resina Bulk-Fill, Contração de Polimerização, Grau de Conversão

Resumo

O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão da literatura sobre a resina composta Bulk-Fill destacando suas propriedades de contração de polimerização, grau de conversão e a técnica de restauração. As resinas compostas têm ocupado um espaço cada vez maior na Odontologia Restauradora, por serem capazes de assemelhar-se precisamente às características ópticas do dente. Dentre os principais problemas das resinas compostas, tem-se a contração de polimerização e como consequência um protocolo de utilização minucioso, sensível e que demanda tempo. Em virtude de estudos que buscam a melhoria e vantagens no uso das resinas compostas, surgiram as resinas Bulk-Fill. Estas apresentam propriedades semelhantes às resinas compostas convencionais, mas diferem com relação a sua técnica de inserção, apresentando como principal vantagem o ganho de tempo clínico no consultório odontológico. Pode-se concluir que há uma tendência de menor contração de polimerização das resinas compostas Bulk-Fill comparadas às resinas convencionais; as resinas compostas Bulk-Fill em 4mm de profundidade apresentam um grau de conversão adequado; a técnica Bulk-Fill é bastante simples, pois permite a polimerização de incrementos de até 4mm, diminuindo o número de passos, havendo uma menor chance de erros técnicos e menor tempo clinico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Mendes Marques Cunha, Univale

Acadêmica do 8° Período do Curso de Odontologia Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). 

Emilly Souza Libório, Univale

Acadêmica do 8° Período do Curso de Odontologia da UNIVALE.

Kézia Kerr de Souza, Univale

Acadêmica do 8° Período do Curso de Odontologia da UNIVALE. 

Laísse Calafange Dias, Univale

Acadêmica do 8° Período do Curso de Odontologia da UNIVALE. 

Maria Clara Rabelo Cunha e Coelho Sousa, Univale

Acadêmica do 8° Período do Curso de Odontologia da UNIVALE.

Maria José de Souza Santiago, Univale

Especialista em Dentística Restauradora da UNIVALE. Mestre em Dentística Restauradora pelo Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic. Professora das disciplinas de Denstítica I, II e III, Estágio Curricular Supervisionado III e V do Curso de Odontologia da UNIVALE

Downloads

Publicado

2022-12-16

Como Citar

MENDES MARQUES CUNHA, B.; SOUZA LIBÓRIO, E.; KERR DE SOUZA, K.; CALAFANGE DIAS, L.; CLARA RABELO CUNHA E COELHO SOUSA, M.; JOSÉ DE SOUZA SANTIAGO, M. RESINA COMPOSTA BULK-FILL. Revista Científica FACS, [S. l.], v. 20, n. 26, p. 37–44, 2022. Disponível em: https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/274. Acesso em: 21 nov. 2024.