EDUCAPLAY

jogos educativos como ferramenta de Aprendizagem para o ENEM

Autores

  • Luisa Helena Perin de MELO UNIVALE
  • Nayara Torres Cardoso MARQUES UNIVALE

Palavras-chave:

Jogos educativos, metodologia ativa, extensão curricular

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luisa Helena Perin de MELO, UNIVALE

Doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Ouro Preto -  UFOP. Professora doutora do curso de Medicina da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). E-mail: luisa.melo@univale.br.

Nayara Torres Cardoso MARQUES, UNIVALE

Doutorado em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e professora do curso de Medicina da UNIVALE. E-mail: nayara.marques@univale.br.

Referências

ABU-DAWOOD, S. The cognitive and social motivational affordances of gamification in E-learning environment. Institute of Electrical and Electronics Engineers, 2016, p. 373–375. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/7757001. Acesso em: 01 set. 2025.

APOCALYPSE, S. M.; JORENTE, M. J. V. O método design thinking e a pesquisa em ciência da informação. Revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 27, p. 01-21, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e87281. Acesso em: 01 set. 2025,

BORGES, S. S. et al. A systematic mapping on gamification applied to education. Association for Computing Machinery, p. 216-222, 2014. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/2554850.2554956. Acesso em: 01 set. 2025.

BRASIL. Resolução CNE/CES nº 3, de 20 de junho de 2014. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Diário Oficial da União: nº 117, de 23 de junho de 2014, Seção 1, páginas 8 a 11.

CALDAS, R. L.; MACHADO C. B. H. Método STEAM: formação de professores em tempos de pandemia. Revista Humanidades e Inovação, v.10, n. 3, p. 290-305, 2023. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4342. Acesso em: 01 set. 2025.

CAMPOS, L. C. ; SILVA, J. M. Aprendizagem baseada em projetos: Uma nova abordagem para a educação em Engenharia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 39., Blumenau, SC. Anais [...]. Universidade Regional de Blumenau, 2011.

DETERDING, S.; DIXON, D.; KHALED, R. Gamification: toward a definition. Chi, 2011, p.12-15. Disponível em: http://gamification-research.org/wp-content/uploads/2011/04/02-Deterding-Khaled-Nacke-Dixon.pdf. Acesso em: 01 set. 2025.

HALL, J. E.; HALL, M. E. Guyton & Hall - Tratado de Fisiologia Médica. 14. ed. Rio de Janeiro: GEN Guanabara Koogan, 2021.

HAMARI, J.; KOIVISTO, J. Social motivations to use gamification: an empirical study of gamifying exercise. ECIS, Utrecht, The Netherlands, 2013.

KIM, H.; CHAE, D. The Development and Application of a STEAM ProgramBased on Traditional Korean Culture. Eurasia Journal of Mathematics, Science & Technology Education, v. 12, n. 7, p. 1925-1936, 2016. Disponível em: https://www.ejmste.com/download/the-development-and-application-of-a-steam-program-based-on-traditional-korean-culture-4581.pdf. Acesso em: 01 set. 2025.

LUMSDEN, J. et al. Gamification of cognitive assessment and cognitive training: a systematic review of applications and efficacy. JMIR Serious Games, v. 4, n. 2, 2016. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27421244/. Acesso em: 01 set. 2025.

MASSON, T. J. et al. Metodologia de ensino: Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL). CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 40., 2012, Belém. Anais [...]. Abenge: Belém, 2012. Disponível em: https://abenge.org.br/cobenge/legado/arquivos/7/artigos/104325.pdf. Acesso em: 01 set. 2025.

MIRANDA, A. P. Análise crítica-reflexiva na utilização da metodologia ativa. Enfermagem Brasil, v.16, n. 3, p.182-189, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.33233/eb.v16i3.1153. Acesso em: 01 set. 2025.

MORAES, A. C. B. K.; VARGAS, P. V. Gameficação nos processos de ensino aprendizagem: uma revisão bibliográfica.

Brazilian Journal of Health Review, v. 5, n. 2, p. 7528-7538, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.34119/bjhrv5n2-309. Acesso em: 01 set. 2025.

MOURÃO JÚNIOR., C. A.; ABRAMOV, D. M. Biofísica Conceitual. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2021.

NELSON, D. L.; COX, M. M.; HOSKINS, A. A. Princípios de bioquímica de Lehninger. 8. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2022. 1 v.

RAO, V.; PANDAS, P. Designing gamification for behavior change in mental health: challenges and perspectives. Proc. LARSEN, Academic Press, 2013.

RELVAS, M.J.C.; PEREIRA, A. Gamificação e Educação Online: uma experiência na Área das Humanidades. CONGRESO

IBEROAMERICANO DE DOCENCIA UNIVERSITARIA, 2021, Tenerife. Libro de Actas. Universitaria, Tenerife, 2021. p.1316-1328. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/entities/publication/58f3c480-47db-475f-85cf-0bf4abe3af9a. Acesso em: 01 set. 2025.

RUHI, U. Level up your strategy: towards a descriptive framework for meaningful enterprise gamification. Technology Innovation Management Review, v. 5, n. 8, p. 05-16, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.48550/arXiv.1605.09678. Acesso em: 01 set. 2025.

SANTOS, F. A. O. et al. Mapeamento Sistemático sobre Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional no Brasil. Brazilian Jounal of Development., v. 6, n. 1, p. 91-102, jan. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-007. Acesso em: 01 set. 2025.

THOMAS, J. W. A review of research on project-based learning. San Rafael, CA: Autodesk Foundation, 2000.

TURAN, Z. et al. Gamification and education: achievements, cognitive loads, and views of students. Int. J. Emerg. Technol. Learn. v. 11, n. 7, p. 64-69. Disponível em: https://doi.org/10.3991/ijet.v11i07.5455. Acesso em: 01 set. 2025.

UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE. Projeto Pedagógico do Curso de Medicina. 2024.

Downloads

Publicado

2025-10-09