EDUCAPLAY
jogos educativos como ferramenta de Aprendizagem para o ENEM
Keywords:
Jogos educativos, metodologia ativa, extensão curricularDownloads
References
ABU-DAWOOD, S. The cognitive and social motivational affordances of gamification in E-learning environment. Institute of Electrical and Electronics Engineers, 2016, p. 373–375. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/7757001. Acesso em: 01 set. 2025.
APOCALYPSE, S. M.; JORENTE, M. J. V. O método design thinking e a pesquisa em ciência da informação. Revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 27, p. 01-21, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e87281. Acesso em: 01 set. 2025,
BORGES, S. S. et al. A systematic mapping on gamification applied to education. Association for Computing Machinery, p. 216-222, 2014. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/2554850.2554956. Acesso em: 01 set. 2025.
BRASIL. Resolução CNE/CES nº 3, de 20 de junho de 2014. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Diário Oficial da União: nº 117, de 23 de junho de 2014, Seção 1, páginas 8 a 11.
CALDAS, R. L.; MACHADO C. B. H. Método STEAM: formação de professores em tempos de pandemia. Revista Humanidades e Inovação, v.10, n. 3, p. 290-305, 2023. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4342. Acesso em: 01 set. 2025.
CAMPOS, L. C. ; SILVA, J. M. Aprendizagem baseada em projetos: Uma nova abordagem para a educação em Engenharia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 39., Blumenau, SC. Anais [...]. Universidade Regional de Blumenau, 2011.
DETERDING, S.; DIXON, D.; KHALED, R. Gamification: toward a definition. Chi, 2011, p.12-15. Disponível em: http://gamification-research.org/wp-content/uploads/2011/04/02-Deterding-Khaled-Nacke-Dixon.pdf. Acesso em: 01 set. 2025.
HALL, J. E.; HALL, M. E. Guyton & Hall - Tratado de Fisiologia Médica. 14. ed. Rio de Janeiro: GEN Guanabara Koogan, 2021.
HAMARI, J.; KOIVISTO, J. Social motivations to use gamification: an empirical study of gamifying exercise. ECIS, Utrecht, The Netherlands, 2013.
KIM, H.; CHAE, D. The Development and Application of a STEAM ProgramBased on Traditional Korean Culture. Eurasia Journal of Mathematics, Science & Technology Education, v. 12, n. 7, p. 1925-1936, 2016. Disponível em: https://www.ejmste.com/download/the-development-and-application-of-a-steam-program-based-on-traditional-korean-culture-4581.pdf. Acesso em: 01 set. 2025.
LUMSDEN, J. et al. Gamification of cognitive assessment and cognitive training: a systematic review of applications and efficacy. JMIR Serious Games, v. 4, n. 2, 2016. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27421244/. Acesso em: 01 set. 2025.
MASSON, T. J. et al. Metodologia de ensino: Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL). CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 40., 2012, Belém. Anais [...]. Abenge: Belém, 2012. Disponível em: https://abenge.org.br/cobenge/legado/arquivos/7/artigos/104325.pdf. Acesso em: 01 set. 2025.
MIRANDA, A. P. Análise crítica-reflexiva na utilização da metodologia ativa. Enfermagem Brasil, v.16, n. 3, p.182-189, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.33233/eb.v16i3.1153. Acesso em: 01 set. 2025.
MORAES, A. C. B. K.; VARGAS, P. V. Gameficação nos processos de ensino aprendizagem: uma revisão bibliográfica.
Brazilian Journal of Health Review, v. 5, n. 2, p. 7528-7538, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.34119/bjhrv5n2-309. Acesso em: 01 set. 2025.
MOURÃO JÚNIOR., C. A.; ABRAMOV, D. M. Biofísica Conceitual. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2021.
NELSON, D. L.; COX, M. M.; HOSKINS, A. A. Princípios de bioquímica de Lehninger. 8. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2022. 1 v.
RAO, V.; PANDAS, P. Designing gamification for behavior change in mental health: challenges and perspectives. Proc. LARSEN, Academic Press, 2013.
RELVAS, M.J.C.; PEREIRA, A. Gamificação e Educação Online: uma experiência na Área das Humanidades. CONGRESO
IBEROAMERICANO DE DOCENCIA UNIVERSITARIA, 2021, Tenerife. Libro de Actas. Universitaria, Tenerife, 2021. p.1316-1328. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/entities/publication/58f3c480-47db-475f-85cf-0bf4abe3af9a. Acesso em: 01 set. 2025.
RUHI, U. Level up your strategy: towards a descriptive framework for meaningful enterprise gamification. Technology Innovation Management Review, v. 5, n. 8, p. 05-16, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.48550/arXiv.1605.09678. Acesso em: 01 set. 2025.
SANTOS, F. A. O. et al. Mapeamento Sistemático sobre Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional no Brasil. Brazilian Jounal of Development., v. 6, n. 1, p. 91-102, jan. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-007. Acesso em: 01 set. 2025.
THOMAS, J. W. A review of research on project-based learning. San Rafael, CA: Autodesk Foundation, 2000.
TURAN, Z. et al. Gamification and education: achievements, cognitive loads, and views of students. Int. J. Emerg. Technol. Learn. v. 11, n. 7, p. 64-69. Disponível em: https://doi.org/10.3991/ijet.v11i07.5455. Acesso em: 01 set. 2025.
UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE. Projeto Pedagógico do Curso de Medicina. 2024.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Luisa Helena Perin de MELO, Nayara Torres Cardoso MARQUES

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.