EDUCAPLAY

jogos educativos como ferramenta de Aprendizagem para o ENEM

Authors

  • Luisa Helena Perin de MELO UNIVALE
  • Nayara Torres Cardoso MARQUES UNIVALE

Keywords:

Jogos educativos, metodologia ativa, extensão curricular

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luisa Helena Perin de MELO, UNIVALE

Doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Ouro Preto -  UFOP. Professora doutora do curso de Medicina da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). E-mail: luisa.melo@univale.br.

Nayara Torres Cardoso MARQUES, UNIVALE

Doutorado em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e professora do curso de Medicina da UNIVALE. E-mail: nayara.marques@univale.br.

References

ABU-DAWOOD, S. The cognitive and social motivational affordances of gamification in E-learning environment. Institute of Electrical and Electronics Engineers, 2016, p. 373–375. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/7757001. Acesso em: 01 set. 2025.

APOCALYPSE, S. M.; JORENTE, M. J. V. O método design thinking e a pesquisa em ciência da informação. Revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 27, p. 01-21, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e87281. Acesso em: 01 set. 2025,

BORGES, S. S. et al. A systematic mapping on gamification applied to education. Association for Computing Machinery, p. 216-222, 2014. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/2554850.2554956. Acesso em: 01 set. 2025.

BRASIL. Resolução CNE/CES nº 3, de 20 de junho de 2014. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Diário Oficial da União: nº 117, de 23 de junho de 2014, Seção 1, páginas 8 a 11.

CALDAS, R. L.; MACHADO C. B. H. Método STEAM: formação de professores em tempos de pandemia. Revista Humanidades e Inovação, v.10, n. 3, p. 290-305, 2023. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4342. Acesso em: 01 set. 2025.

CAMPOS, L. C. ; SILVA, J. M. Aprendizagem baseada em projetos: Uma nova abordagem para a educação em Engenharia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 39., Blumenau, SC. Anais [...]. Universidade Regional de Blumenau, 2011.

DETERDING, S.; DIXON, D.; KHALED, R. Gamification: toward a definition. Chi, 2011, p.12-15. Disponível em: http://gamification-research.org/wp-content/uploads/2011/04/02-Deterding-Khaled-Nacke-Dixon.pdf. Acesso em: 01 set. 2025.

HALL, J. E.; HALL, M. E. Guyton & Hall - Tratado de Fisiologia Médica. 14. ed. Rio de Janeiro: GEN Guanabara Koogan, 2021.

HAMARI, J.; KOIVISTO, J. Social motivations to use gamification: an empirical study of gamifying exercise. ECIS, Utrecht, The Netherlands, 2013.

KIM, H.; CHAE, D. The Development and Application of a STEAM ProgramBased on Traditional Korean Culture. Eurasia Journal of Mathematics, Science & Technology Education, v. 12, n. 7, p. 1925-1936, 2016. Disponível em: https://www.ejmste.com/download/the-development-and-application-of-a-steam-program-based-on-traditional-korean-culture-4581.pdf. Acesso em: 01 set. 2025.

LUMSDEN, J. et al. Gamification of cognitive assessment and cognitive training: a systematic review of applications and efficacy. JMIR Serious Games, v. 4, n. 2, 2016. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27421244/. Acesso em: 01 set. 2025.

MASSON, T. J. et al. Metodologia de ensino: Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL). CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 40., 2012, Belém. Anais [...]. Abenge: Belém, 2012. Disponível em: https://abenge.org.br/cobenge/legado/arquivos/7/artigos/104325.pdf. Acesso em: 01 set. 2025.

MIRANDA, A. P. Análise crítica-reflexiva na utilização da metodologia ativa. Enfermagem Brasil, v.16, n. 3, p.182-189, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.33233/eb.v16i3.1153. Acesso em: 01 set. 2025.

MORAES, A. C. B. K.; VARGAS, P. V. Gameficação nos processos de ensino aprendizagem: uma revisão bibliográfica.

Brazilian Journal of Health Review, v. 5, n. 2, p. 7528-7538, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.34119/bjhrv5n2-309. Acesso em: 01 set. 2025.

MOURÃO JÚNIOR., C. A.; ABRAMOV, D. M. Biofísica Conceitual. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2021.

NELSON, D. L.; COX, M. M.; HOSKINS, A. A. Princípios de bioquímica de Lehninger. 8. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2022. 1 v.

RAO, V.; PANDAS, P. Designing gamification for behavior change in mental health: challenges and perspectives. Proc. LARSEN, Academic Press, 2013.

RELVAS, M.J.C.; PEREIRA, A. Gamificação e Educação Online: uma experiência na Área das Humanidades. CONGRESO

IBEROAMERICANO DE DOCENCIA UNIVERSITARIA, 2021, Tenerife. Libro de Actas. Universitaria, Tenerife, 2021. p.1316-1328. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/entities/publication/58f3c480-47db-475f-85cf-0bf4abe3af9a. Acesso em: 01 set. 2025.

RUHI, U. Level up your strategy: towards a descriptive framework for meaningful enterprise gamification. Technology Innovation Management Review, v. 5, n. 8, p. 05-16, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.48550/arXiv.1605.09678. Acesso em: 01 set. 2025.

SANTOS, F. A. O. et al. Mapeamento Sistemático sobre Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional no Brasil. Brazilian Jounal of Development., v. 6, n. 1, p. 91-102, jan. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-007. Acesso em: 01 set. 2025.

THOMAS, J. W. A review of research on project-based learning. San Rafael, CA: Autodesk Foundation, 2000.

TURAN, Z. et al. Gamification and education: achievements, cognitive loads, and views of students. Int. J. Emerg. Technol. Learn. v. 11, n. 7, p. 64-69. Disponível em: https://doi.org/10.3991/ijet.v11i07.5455. Acesso em: 01 set. 2025.

UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE. Projeto Pedagógico do Curso de Medicina. 2024.

Published

2025-10-09