Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O texto é de inteira responsabilidade dos autores que o assinam.
  • A correção ortográfica é de responsabilidade dos autores do resumo expandido.
  • É de responsabilidade do autor que está submetendo o resumo expandido inserir o nome de cada um dos coautores nos respectivos arquivos de texto. Há um limite de 07 autores por trabalho, casos excepcionais serão analisados pela Comissão Avaliadora.
  • Caso o autor não tenha inserido o nome de todos os coautores, o período para inserção de novos nomes será o mesmo período de submissão.
  • Os autores concordam com a política de Acesso Aberto dos anais.
  • Ao encaminhar seu resumo expandido para publicação, o autor estará concordando com a publicação nos anais do evento.

Diretrizes para Autores

CRONOGRAMA

• Contato por e-mail: 20/02/2024.
• Prazo para envio do resumo expandido: 20/02/24 a 15/04/24.
• Capacitações online para elaboração de resumo expandido:
   06/03/2024 – 09h às 10h ou 19h às 20h.
• Revisão e normalização dos textos: 16/04 a 22/04/2024.
• Publicação no portal de Periódicos e anais da UNIVALE: 30/04/2024.
 
Diretrizes para autores
 
Para submeter seus trabalhos, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação aos itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
 

Instruções gerais:

  • Todos os resumos expandidos deverão seguir o template (acessar aqui) e as instruções de formatação. 

Instruções de formatação

1. Utilizar no corpo do texto fonte arial, tamanho 12 e espaçamento 1,5 entre as linhas (exceto as citações com mais de três linhas, paginação, notas, legendas, fontes das ilustrações e das tabelas, quando o espaçamento deverá ser simples e tamanho 10).

2. Os textos para submissão deverão ter: mínimo 5 (cinco) e no máximo 10 (dez) páginas.

3. Para citações bibliográficas no texto deve ser utilizado o sistema autor-data (ABNT NBR 10520). As citações podem ser feitas de forma direta (citado apenas o nome do autor e o ano) ou indireta (citado apenas o nome do autor e o ano).

a) A citação direta no texto, de até três linhas, deve ser destacada pelo uso das aspas (as aspas simples são utilizadas para indicar uma citação dentro da citação). Neste caso, acrescenta-se a paginação na qual a citação foi retirada.

Exemplo:

           A esse respeito, Galindo (2015, p. 136) afirma: “A luta por escola é presente na trajetória do MST desde seus primeiros acampamentos.”

Exemplo:

As proposições teóricas de seus estudos surgem desse movimento reflexivo por considerarem que não há como se afirmar a existência do fracasso escolar, mas sim de “situações de fracasso, histórias escolares que terminam mal” (Charlot, 2000, p. 16).

b) A citação direta, mais de três linhas, deve ser destacada com recuo de 4 cm da margem esquerda (sem parágrafo), com espaçamento simples entrelinhas, tamanho da letra 10, não utilizar as aspas duplas e recuo do início dos parágrafos.

Exemplo:

 A esse respeito, Haesbaert (2014, p.79) salienta que a:

[...] multiterritorialidade contemporânea inclui assim uma mudança não apenas quantitativa - pela maior diversidade de territórios que se colocam a nosso dispor (ou pelo menos das classes e grupos mais privilegiados), mas também qualitativa, na medida em que temos hoje a possibilidade de combinar de uma forma inédita a intervenção e, de certa forma, a vivência, concomitante, de uma enorme gama de diferentes territórios e/ou territorialidades.

c) Citação indireta

Exemplo:

           Dessa maneira, Haesbaert (2014) possibilita pensarmos a partir do conceito de multiterritorialidade, pela possibilidade de acesso e articulação a uma diversidade de territórios pelo sujeito.

d) Na citação de citação os elementos devem ser indicados na seguinte ordem: autoria ou a primeira palavra do título, data, página do documento original (se houver), a expressão apud, autoria ou a primeira palavra do título, data, página da fonte consultada (se houver).

Exemplo:

A subjetividade é uma forma que carregamos através do exercício de práticas cotidianas, que pode ser simultaneamente desfeita por processos de subjetivação. Enquanto a forma-sujeito é captada pelos saberes e poderes, a subjetivação é um excesso pelo qual a subjetividade deve manter certa reserva de resistência ou de fuga à captação de sua forma (Cardoso, 2005 apud Brum, 2012, p.877). 

Observações:

  • Para destacar trechos dos textos da citação direta, deve-se sinalizá-los com as seguintes expressões: grifo nosso ou grifo próprio. No entanto, quando o texto transcrito já possui destaque, não há necessidade de informar o grifo.  
  • Ao traduzir um trecho, deve-se indicar a tradução com as expressões: tradução nossa ou tradução própria

4. As ilustrações (quadro, tabela, figura, fotografia, gráfico, imagem, entre outros) devem ser numeradas com algarismo arábico em ordem crescente, com o título na parte superior e fonte e/ou legendas indicadas na parte inferior. Deverá ser observada a legibilidade, boa resolução,  mencionar a fonte e a permissão para reprodução.

Observação: A construção de tabelas deve levar em consideração os critérios estabelecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Devem ser utilizadas para indicar dados numéricos e não possuem linhas verticais.

5. Referências: devem ser incluídas ao final do texto em ordem alfabética de sobrenome dos autores, de acordo com os exemplos abaixo:

Livro

SIQUEIRA, Sueli. O trabalho e a pesquisa científica na construção do conhecimento. Governador Valadares: UNIVALE Editora, 1999.

Capítulo de livro

REIS, Rogério Costa dos. Os Botocudos no Vale do Rio Doce: o estado da violência e a luta pela terra. In: VILARINO, Maria Terezinha Bretas; GENOVEZ, Patrícia Falco (org.). Caminhos da luta pela terra no Vale do Rio Doce: conflitos e estratégias. Governador Valadares: UNIVALE Editora, 2019. p. 45-67.

Artigo científico

LAET, Bianca Caldeira Pereira da Cruz et al. Uso de metilfenidato por estudantes universitários: uma revisão de literatura. Revista Científica FACS, Governador Valadares, v. 29, n. 2, ed. 29, p. 30-39, jul./dez. 2022. Disponível em:  https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/332/283. Acesso em: 20 mar. 2023.

Monografia, dissertação ou tese:

FREITAS, Luiza Souza. A gente aprende a viver no coletivo: relação com o saber estabelecida por jovens assentados da região de Governador Valadares que acessam o ensino superior na condição de migrantes. 2021. Dissertação (Mestrado) - Universidade Vale do Rio Doce, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão Integrada do Território, Governador Valadares, 2021. Disponível em: http://www.pergamum.univale.br:8080/pergamumweb/vinculos/000002/00000263.pdf. Acesso em: 20 mar. 2023.

Legislação

BRASIL. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 139, n. 8, p. 1-74, 11 jan. 2002. PL 634/1975.

Trabalho em eventos científicos

SANTOS, Gabriel Onorato da Silva et al. Considerações sobre enchentes e inundações em Governador Valadares. In: JORNADA ACADÊMICA DAS ENGENHARIAS, 2., 2021, Governador Valadares. Anais [...]. Governador Valadares: UNIVALE, 2021. p.01. Disponível em: https://periodicos.univale.br/index.php/jae/article/view/86/79. Acesso em: 20 mar. 2023. 

Normas Regulamentadoras:

NBR 6023 - Referências;
NBR 6024 - Numeração progressiva das seções de um documento;
NBR 6028 - Resumos;
NBR 10520 - Citações em documentos;
IBGE. Normas de apresentação tabular.

ARTIGOS

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.