Aplicação da ortopedia e traumatologia no currículo da medicina da UNIVALE utilizando metodologias ativas

Autores

  • Eduardo Martins de SIQUEIRA UNIVALE
  • Karla Nascimento de ALMEIDA UNIVALE
  • Romeo Lages SIMÕES UNIVALE

Palavras-chave:

ensino médico, ortopedia, Metodologias ativas, currículo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Martins de SIQUEIRA, UNIVALE

Mestre profissional em Ensino em Saúde pela Universidade José do Rosário Vellano – UNIFENAS e professor do Curso de Medicina da Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE nos conteúdos de Anatomia I e Ortopedia e Traumatologia. E-mail: eduardo.siqueira@univale.br

Karla Nascimento de ALMEIDA, UNIVALE

Mestre em Gestão Integrada do Território pela UNIVALE e pedagoga do Setor de Gestão Pedagógica da UNIVALE. E-mail: karla.almeida@univale.br.

Romeo Lages SIMÕES, UNIVALE

Mestre em Gestão Integrada do Território pela UNIVALE e pedagoga do Setor de Gestão Pedagógica da UNIVALE. E-mail: karla.almeida@univale.br.

 

Referências

BACICH, L.; MORAN, J. (orgs). Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES nº 3, de 20 de junho de 2014. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Diário Oficial da União, Brasília, DF: Ministério da Educação, 23 jun. 2014.

FREEDMAN, K. B.; BERNSTEIN, J. The adequacy of medical school education in musculoskeletal medicine. Journal of Bone and Joint Surgery American, v. 80, n. 10, p. 1421-1427, 1998.

MARTINS, D. E. et al. Inadequacies of musculoskeletal medicine curriculum for undergraduate medical students: a cross-sectional study. Sao Paulo Medical Journal, v. 138, n. 3, p. 229-234, 2020.

MCDANIEL, C. M.; FORLENZA, E. M.; KESSLER, M. W. Effect of Shortened Preclinical Curriculum on Medical Student Musculoskeletal Knowledge and Confidence: an institutional survey. Journal of Surgical Education, v. 77, n. 6, p. 1414-1419, 2020.

OLIVEIRA, B. L. C. A. et al. Team-Based Learning como Forma de Aprendizagem Colaborativa e Sala de Aula Invertida com Centralidade nos estudantes no Processo Ensino-Aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 42, n. 8, p. 86-95, 2018

SIQUEIRA, E. M.; PEREIRA, A. A.; OLIVEIRA, I. A. K. M.. Orthopedics and Traumatology Skill Matrix for Musculoskeletal System Approach by Medical Graduates. Revista Brasileira de Ortopedia, v. 58, n. 6, p. 854–861, 2023.

Downloads

Publicado

2025-10-09