PEER INSTRUCTION COMO METODOLOGIA ATIVA NA PRÁTICA DOCENTE DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UNIVALE

Autores

  • Maria das Graças Oliveira Cabral UNIVALE
  • Wildma Mesquita Silva UNIVALE

Palavras-chave:

Peer Instruction, prática docente, ensino superior, metodologias ativas

Resumo

Introdução: A metodologia Peer Instruction-PI contribui para que cada estudante seja construtor de seu aprendizado e, junto dos demais colegas, potencialize seu conhecimento, tirando o foco da mera “transferência de informação” do professor. O estudante vem para o encontro presencial com o conhecimento prévio do assunto a ser abordado, possibilitando, argumentar com os colegas, tendo o professor como mediador. Objetivo: Relatar a aplicação da metodologia ativa de aprendizagem Peer Instruction (ou Instrução pelos Colegas) na forma de um estudo piloto no 4o período do curso de Odontologia da UNIVALE. Metodologia: Respaldado por Revisão Bibliográfica, trabalhou-se um estudo piloto, de natureza qualitativa, com a aplicação da Peer Instruction, realizada por 25 discentes do “Estágio Curricular Supervisionado Clínica Integrada I”. O instrumento foi um estudo de Caso Clínico, com 04 questões conceituais de múltipla escolha, elaboradas, aplicadas e tabuladas, na metodologia PI. Resultados: Percebeu-se que a metodologia ativa Peer Instrucution trouxe benefícios imediatos para o processo de aprendizagem, aumentando o acerto das questões conceituais com evidente compreensão do conteúdo, permitindo o feedback instantâneo pelo professor no momento da atividade, melhorando a motivação, a participação e a cooperação, dos envolvidos e a atualização dos conteúdos e melhoria da qualidade das aulas. Conclusão: A aplicação da metodologia PI no curso de Odontologia mostrou-se uma experiência inovadora e exitosa. Pôde-se perceber que é uma alternativa perfeitamente viável, promovendo um envolvimento compartilhado e dinâmico. A interação demonstrada durante toda a atividade, respaldada por um embasamento teórico, mostrou ser um caminho para melhorar o processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria das Graças Oliveira Cabral, UNIVALE

Mestre em Ciência da Educação pelo Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona. Pós-graduanda em Docência do Ensino Superior pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). Docente do Curso de Odontologia da UNIVALE.

Wildma Mesquita Silva, UNIVALE

Mestre em Gestão Integrada do Território (GIT) pela UNIVALE. Pedagoga da Gestão Pedagógica da UNIVALE.

Downloads

Publicado

2022-12-28

Como Citar

DAS GRAÇAS OLIVEIRA CABRAL, M. .; MESQUITA SILVA, W. . PEER INSTRUCTION COMO METODOLOGIA ATIVA NA PRÁTICA DOCENTE DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UNIVALE. Revista Científica FACS, [S. l.], v. 19, n. 23, p. 95–103, 2022. Disponível em: https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/325. Acesso em: 18 jan. 2025.