Movimento, cultura e inclusão
a experiência do II UNIVALE Gymdance - diversidade étnico-racial do curso de Educação Física
Keywords:
dança, ginástica, diversidade, inclusão, formação acadêmicaDownloads
References
ALMEIDA, C. R. Dança e inclusão: corpos em diálogo. São Paulo: Cortez, 2019.
ALVES, M.; SILVA, P. Corpo e decolonialidade na educação física. Curitiba: CRV, 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997.
GOMES, L.; FERREIRA, M. Dança inclusiva como prática educativa transformadora. Revista Educação em Movimento, v. 12, n. 2, 2023.
GOMES, N. L. O movimento negro educador. Petrópolis: Vozes, 2017.
MARTINY, L. E.; THEIL, L. Z.; MACIEL NETO, E. A legitimação da educação física escolar: a cultura corporal de movimento como linguagem e condição de possibilidade de conhecimento. Caderno de Educação Física e Esporte, Cascavel, v. 19, n. 3, p. 1–14, set. 2021. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/27089. Acesso em: 20 maio 2025.
MUNANGA, K. Uma abordagem conceitual das noções de raça. São Paulo: USP, 2016.
OLIVEIRA, R.; NASCIMENTO, A. Dança afro como pedagogia cultural. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, v. 7, n. 1, 2021.
PEREIRA, J. A. Corpos que falam: dança e diversidade. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2021.
PINHEIRO, J.V.; NARCISO, C.S.. A importância da inserção de atividades de extensão universitária para o desenvolvimento profissional. Revista Extensão & Sociedade, v. 14, n. 2, 2022.
ROCHA, C. Dança e decolonialidade. Salvador: EDUFBA, 2020.
SANTOS, I. Corpo negro em movimento. Belo Horizonte: Mazza, 2019.
SANTOS, R.; OLIVEIRA, T. "Dança inclusiva e construção de identidades". Cadernos de Arte-Educação, v. 8, n. 1, 2022.
SILVA, M.; FERNANDES, S. Educação do corpo e inclusão social. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Ana Karina Cabral MACHADO, Dângelo Salomão AUGUSTO, Keveenrick Ferreira COSTA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.