Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • The text adheres to the stylistic and bibliographic requirements outlined in the Author Guidelines.

Author Guidelines

Diretrizes para autores
 
Para submeter seus trabalhos, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação aos itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
 

Instruções gerais:

  • Todos os resumos expandidos deverão seguir o template (acessar aqui) e as instruções de formatação. 

Instruções de formatação

1. Utilizar no corpo do texto fonte arial, tamanho 12 e espaçamento 1,5 entre as linhas (exceto as citações com mais de três linhas, paginação, notas, legendas, fontes das ilustrações e das tabelas, quando o espaçamento deverá ser simples e tamanho 10).

2. Os textos para submissão deverão ter: mínimo 5 (cinco) e no máximo 10 (dez) páginas.

3. Para citações bibliográficas no texto deve ser utilizado o sistema autor-data (ABNT NBR 10520). As citações podem ser feitas de forma direta (citado apenas o nome do autor e o ano) ou indireta (citado apenas o nome do autor e o ano).

a) A citação direta no texto, de até três linhas, deve ser destacada pelo uso das aspas (as aspas simples são utilizadas para indicar uma citação dentro da citação). Neste caso, acrescenta-se a paginação na qual a citação foi retirada.

Exemplo:

           A esse respeito, Galindo (2015, p. 136) afirma: “A luta por escola é presente na trajetória do MST desde seus primeiros acampamentos.”

Exemplo:

As proposições teóricas de seus estudos surgem desse movimento reflexivo por considerarem que não há como se afirmar a existência do fracasso escolar, mas sim de “situações de fracasso, histórias escolares que terminam mal” (Charlot, 2000, p. 16).

b) A citação direta, mais de três linhas, deve ser destacada com recuo de 4 cm da margem esquerda (sem parágrafo), com espaçamento simples entrelinhas, tamanho da letra 10, não utilizar as aspas duplas e recuo do início dos parágrafos.

Exemplo:

 A esse respeito, Haesbaert (2014, p.79) salienta que a:

[...] multiterritorialidade contemporânea inclui assim uma mudança não apenas quantitativa - pela maior diversidade de territórios que se colocam a nosso dispor (ou pelo menos das classes e grupos mais privilegiados), mas também qualitativa, na medida em que temos hoje a possibilidade de combinar de uma forma inédita a intervenção e, de certa forma, a vivência, concomitante, de uma enorme gama de diferentes territórios e/ou territorialidades.

c) Citação indireta

Exemplo:

           Dessa maneira, Haesbaert (2014) possibilita pensarmos a partir do conceito de multiterritorialidade, pela possibilidade de acesso e articulação a uma diversidade de territórios pelo sujeito.

d) Na citação de citação os elementos devem ser indicados na seguinte ordem: autoria ou a primeira palavra do título, data, página do documento original (se houver), a expressão apud, autoria ou a primeira palavra do título, data, página da fonte consultada (se houver).

Exemplo:

A subjetividade é uma forma que carregamos através do exercício de práticas cotidianas, que pode ser simultaneamente desfeita por processos de subjetivação. Enquanto a forma-sujeito é captada pelos saberes e poderes, a subjetivação é um excesso pelo qual a subjetividade deve manter certa reserva de resistência ou de fuga à captação de sua forma (Cardoso, 2005 apud Brum, 2012, p.877). 

Observações:

  • Para destacar trechos dos textos da citação direta, deve-se sinalizá-los com as seguintes expressões: grifo nosso ou grifo próprio. No entanto, quando o texto transcrito já possui destaque, não há necessidade de informar o grifo.  
  • Ao traduzir um trecho, deve-se indicar a tradução com as expressões: tradução nossa ou tradução própria

4. As ilustrações (quadro, tabela, figura, fotografia, gráfico, imagem, entre outros) devem ser numeradas com algarismo arábico em ordem crescente, com o título na parte superior e fonte e/ou legendas indicadas na parte inferior. Deverá ser observada a legibilidade, boa resolução,  mencionar a fonte e a permissão para reprodução.

Observação: A construção de tabelas deve levar em consideração os critérios estabelecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Devem ser utilizadas para indicar dados numéricos e não possuem linhas verticais.

5. Referências: devem ser incluídas ao final do texto em ordem alfabética de sobrenome dos autores, de acordo com os exemplos abaixo:

Livro

SIQUEIRA, Sueli. O trabalho e a pesquisa científica na construção do conhecimento. Governador Valadares: UNIVALE Editora, 1999.

Capítulo de livro

REIS, Rogério Costa dos. Os Botocudos no Vale do Rio Doce: o estado da violência e a luta pela terra. In: VILARINO, Maria Terezinha Bretas; GENOVEZ, Patrícia Falco (org.). Caminhos da luta pela terra no Vale do Rio Doce: conflitos e estratégias. Governador Valadares: UNIVALE Editora, 2019. p. 45-67.

Artigo científico

LAET, Bianca Caldeira Pereira da Cruz et al. Uso de metilfenidato por estudantes universitários: uma revisão de literatura. Revista Científica FACS, Governador Valadares, v. 29, n. 2, ed. 29, p. 30-39, jul./dez. 2022. Disponível em:  https://periodicos.univale.br/index.php/revcientfacs/article/view/332/283. Acesso em: 20 mar. 2023.

Monografia, dissertação ou tese:

FREITAS, Luiza Souza. A gente aprende a viver no coletivo: relação com o saber estabelecida por jovens assentados da região de Governador Valadares que acessam o ensino superior na condição de migrantes. 2021. Dissertação (Mestrado) - Universidade Vale do Rio Doce, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão Integrada do Território, Governador Valadares, 2021. Disponível em: http://www.pergamum.univale.br:8080/pergamumweb/vinculos/000002/00000263.pdf. Acesso em: 20 mar. 2023.

Legislação

BRASIL. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 139, n. 8, p. 1-74, 11 jan. 2002. PL 634/1975.

Trabalho em eventos científicos

SANTOS, Gabriel Onorato da Silva et al. Considerações sobre enchentes e inundações em Governador Valadares. In: JORNADA ACADÊMICA DAS ENGENHARIAS, 2., 2021, Governador Valadares. Anais [...]. Governador Valadares: UNIVALE, 2021. p.01. Disponível em: https://periodicos.univale.br/index.php/jae/article/view/86/79. Acesso em: 20 mar. 2023. 

Normas Regulamentadoras:

NBR 6023 - Referências;
NBR 6024 - Numeração progressiva das seções de um documento;
NBR 6028 - Resumos;
NBR 10520 - Citações em documentos;
IBGE. Normas de apresentação tabular.

ARTIGOS

Política padrão de seção

Privacy Statement

The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.