Caracterização do processo ensino/aprendizagem no curso de odontologia:
ótica dos alunos da FACS/Univale
Resumo
Este trabalho teve o objetivo de verificar a opinião de 176 acadêmicos do 1º, 2º, 3º, 4°, 5º períodos e 4º ano do Curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde — FACS da Universidade Vale do Rio Doce — UNIVALE, sobre o processo ensino aprendizagem, visando subsidiar ações pedagógicas. Para coleta de dados foi aplicado um questionário, contendo questões abertas, fechadas e mistas. As principais vantagens avaliadas foram: qualidades fundamentais de um professor competente, material didático e metodologia de ensino adotada; atitudes dos professores e tempo de aulas teóricas e práticas. Os indivíduos participantes eram de 125 do sexo feminino (71%) e de masculino 51 (29%), com média de idade encontrada de 21 anos (desvio padrão = 6,6). De acordo com 54,4% dos alunos o tipo de material didático sempre influencia a sua aprendizagem e 42, 7% consideraram que às vezes influencia. Em relação á utilização de materiais didáticos, os alunos indicaram os recursos audiovisuais (data-show, slide/ projetor) e demonstrações práticas como os métodos mais eficientes, demonstrando que as estratégias diversificadas utilizadas em sala de aula são elementos facilitadores da aprendizagem. As características mais importantes de um bom professor foram: didática (36,5%), postura adequada em sala de aula (27,9%), facilidade de relacionamento (13,0%) e conhecimento do conteúdo (12,3%). A duração das aulas e das atividades teóricas elou práticas interferem na maioria das vezes no processo ensino/aprendizagem; entretanto, os alunos ressaltam que se o assunto abordado for interessante, uma duração das aulas acima de 1 hora e meia não compromete sua aprendizagem. Verificou-se ainda que o tipo de material didático utilizado pelo professor influencia, significativamente, a aprendizagem dos alunos.
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