CONTRIBUIÇÕES DE UMA EXPERIÊNCIA DE CIÊNCIA CIDADÃ PARA A FORMAÇÃO DE FUTUROS ENGENHEIROS
Palavras-chave:
Metodologia científica, Aedes, vetorResumo
Introdução: A Ciência Cidadã tem se mostrado uma potente ferramenta para a produção de conhecimento científico por meio da interação entre cientistas e cidadãos não cientistas. Objetivo: Relatar uma experiência de Ciência Cidadã realizada pela parceria entre um grupo de pesquisadores de formação em ecologia, entomologia e parasitologia com estudantes do curso de Engenharia Civil e Ambiental da Univale. Metodologia: Os estudantes do segundo período da graduação foram convidados a investigar questões que lhes parecessem relevantes acerca da presença de vetores de arboviroses e possíveis relações com a engenharia. Os mesmos se organizaram em grupos de 5 pessoas e elegeram questões, hipóteses e formas de testar suas questões sob acompanhamento dos pesquisadores que, acompanharam também a execução da pesquisa em campo e laboratório e análise dos resultados. Resultados: Os grupos conseguiram fazer investigações utilizando os Aedes como modelo. Além da coleta de dados, comum a todos os níveis da Ciência Cidadã, os grupos organizaram seus projetos de modo coerente e rigoroso desde a pergunta até as conclusões. Conclusão: Esta experiência possibilitou aos participantes construírem conhecimentos que relacionam engenharia, ambiente e a presença dos Aedes. Sobretudo, a experiência foi uma oportunidade de aprender sobre a importância no rigor da metodologia científica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Renata Campos, Guilherme Antunes, Rafael Martins, Alex Chavier, Henrique Fonseca
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.