CONTRIBUIÇÕES DE UMA EXPERIÊNCIA DE CIÊNCIA CIDADÃ PARA A FORMAÇÃO DE FUTUROS ENGENHEIROS
Keywords:
Metodologia científica, Aedes, vetorAbstract
Introdução: A Ciência Cidadã tem se mostrado uma potente ferramenta para a produção de conhecimento científico por meio da interação entre cientistas e cidadãos não cientistas. Objetivo: Relatar uma experiência de Ciência Cidadã realizada pela parceria entre um grupo de pesquisadores de formação em ecologia, entomologia e parasitologia com estudantes do curso de Engenharia Civil e Ambiental da Univale. Metodologia: Os estudantes do segundo período da graduação foram convidados a investigar questões que lhes parecessem relevantes acerca da presença de vetores de arboviroses e possíveis relações com a engenharia. Os mesmos se organizaram em grupos de 5 pessoas e elegeram questões, hipóteses e formas de testar suas questões sob acompanhamento dos pesquisadores que, acompanharam também a execução da pesquisa em campo e laboratório e análise dos resultados. Resultados: Os grupos conseguiram fazer investigações utilizando os Aedes como modelo. Além da coleta de dados, comum a todos os níveis da Ciência Cidadã, os grupos organizaram seus projetos de modo coerente e rigoroso desde a pergunta até as conclusões. Conclusão: Esta experiência possibilitou aos participantes construírem conhecimentos que relacionam engenharia, ambiente e a presença dos Aedes. Sobretudo, a experiência foi uma oportunidade de aprender sobre a importância no rigor da metodologia científica.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Renata Campos, Guilherme Antunes, Rafael Martins, Alex Chavier, Henrique Fonseca
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.