Territorialidades em áreas de risco

desafios na realocação de famílias vulneráveis sob a ótica da psicologia ambiental

Autores

  • Isabela Alves LEITE UNIVALE
  • Renata Bernardes Faria CAMPOS UNIVALE
  • Hernani Ciro SANTANA UNIVALE

Palavras-chave:

territorialidade, vulnerabilidade, psicologia ambiental, áreas de risco, interdisciplinar

Resumo

Introdução: Este trabalho propõe a discussão de desafios envolvidos na realocação de famílias vulneráveis que residem em habitações inadequadas localizadas em áreas consideradas de risco. Objetivo: Verificar se as dinâmicas de territorialidade e os vínculos afetivos com o território criam enraizamento e comportamentos de permanência ou de retorno às áreas de risco. Metodologia: serão utilizados métodos qualitativos, como entrevistas semiestruturadas, análise documental de políticas públicas de habitação e planejamento urbano, além de mapeamento participativo. Resultados: Espera-se identificar se a insuficiência de políticas públicas contínuas de planejamento urbano e de habitação, atrelada a problemas socioeconômicos persistentes no Brasil, contribuem para que gerações de famílias ocupem áreas consideradas de risco - por ausência de infraestrutura adequada, inadequadas à habitação. Neste contexto, prevê-se discutir, à luz da psicologia ambiental, possíveis territorialidades que vão além dos laços familiares, a fim de verificar relações afetivas e culturais entre pessoas e território, que possam fortalecer o senso de pertencimento, criando conexões psicossociais de apropriação do entorno físico, que possam influenciar comportamentos de resistência à saída dessas áreas, mesmo quando há propostas de intervenções que ofertem condições de moradia mais segura. Conclusão: Considera-se, a princípio, que o desenvolvimento de programas habitacionais cujos projetos de engenharia e os projetos técnicos sociais considerem a compreensão psicológica das relações com o ambiente, contribua nos processos de realocação de famílias residentes em áreas consideradas de risco, para habitações em áreas seguras.

Biografia do Autor

Isabela Alves LEITE, UNIVALE

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão Integrada do Território da Universidade Vale do Rio Doce.

Renata Bernardes Faria CAMPOS, UNIVALE

Profa. Orientadora Dra. Renata Campos Bernardes, Programa de Pós-Graduação em Gestão Integrada do Território, da Universidade Vale do Rio Doce. Departamento Observatório Interdisciplinar do Território.

Hernani Ciro SANTANA, UNIVALE

Prof. Dr. Hernani Ciro Santana, Programa de Pós-Graduação em Gestão Integrada do Território, da Universidade Vale do Rio Doce. Departamento Observatório Interdisciplinar do Território.

Downloads

Publicado

2025-08-22