PARQUE DA CIÊNCIA
A IMPORTÂNCIA DA PROXIMIDADE COM O PÚBLICO
Palavras-chave:
parque da ciência, parque da ciência, parque da ciência, ensino, ensino, ensino, ciências, ciências, ciências, pandemia, pandemia, pandemiaResumo
Introdução: O Parque da Ciência da Universidade Vale do Rio Doce mantém, desde a sua inauguração em 1997, uma exposição permanente para visitação, com a finalidade de despertar o interesse pelo ensino de ciências, buscar novas perspectivas para a educação, difundir e popularizar os conhecimentos científicos das áreas de física e química. Porém, durante os anos de 2020 e 2021, foi fechado à visitação devido a pandemia da COVID 19. Objetivo: Evidenciar o número de visitantes do Parque da Ciência no período pós confinamento, compreendido entre fevereiro de 2022 a setembro de 2023. Metodologia: Foi realizado o levantamento de visitantes, por meio do registro em caderno de assinaturas, disposto na entrada do Parque da Ciência. Resultados: Foram registradas no período referência a participação de 1548 estudantes e educadores de instituições de ensino públicas e particulares. Pôde-se perceber que o número expressivo de visitações pós pandemia, se deu pelo fato da privação do conhecimento proporcionado pelas exposições do Parque, diante imposição do isolamento na pandemia, e, também pelos esforços conjuntos das professoras coordenadoras em parceria com outros setores da UNIVALE, que implementaram diversas ações, entre estas, destaca a disponibilização de um formulário eletrônico na plataforma virtual da Univale, para agendamento das visitas e informações sobre as ações do Parque. Conclusão: A falta de visitantes evidenciou o valor das nossas ações em sociedade para difundir e popularizar os conhecimentos científicos nas áreas de Física e Química, a importância da relação com o outro e fez refletir sobre o Parque da Ciência desde a sua implantação, como chegamos até aqui e como queremos continuar a caminhada para o desenvolvimento das ciências e tecnologia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Célia Regina Silva Santos Pimenta, Rosemary Souza Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.