INFRAESTRUTURA URBANA

ESTUDO DE CASO DA PARTE ALTA DO BAIRRO NOVA VILA BRETAS EM GOVERNADOR VALADARES/MG

Autores/as

  • Caroline Candido Oliveira
  • Élida Kécia Nunes Lima
  • Giovanni Tavares Neves
  • Dayane Gonçalves Ferreira Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE)
  • Arthur Campos Coelho UNIVALE

Palabras clave:

Pavimentação, intertravado, patologias, grupo focal

Resumen

Introdução: As vias públicas pavimentadas são fundamentais para o funcionamento das cidades, garantindo deslocamento com segurança e conforto. Sua falta de planejamento ou má execução implica na organização da cidade e na qualidade de vida dos usuários. A parte alta do bairro Nova Vila Bretas em Governador Valadares/MG tem apresentado diversas patologias em suas vias, causando transtornos à população local. Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar a infraestrutura das vias da parte alta deste bairro, a fim de identificar os impactos para os residentes e para o poder público municipal. Metodologia: Como metodologia, foram levantados dados para caracterização inicial do bairro e aplicados um questionário e o método do grupo focal para conhecimento da percepção dos moradores. Após a realização de visitas in loco, foram levantadas as patologias das vias pelo procedimento DNIT 006/2003-PRO para classificação do índice de severidade/gravidade. Finalmente, foi proposta a repavimentação de duas ruas de estudo, por meio da orçamentação, como estimativa de custo para o poder público. Resultados: Os resultados apontam para a insatisfação da população quanto à qualidade da infraestrutura viária, o elevado grau de degradação das ruas estudadas, sendo que 9 das 10 vias analisadas foram classificadas como péssimas pela norma, bem como altos valores com que o poder público deve arcar para recomposição do pavimento. Conclusão: Conclui-se que a condição do pavimento afeta diretamente a qualidade de vida da população, e sua má concepção ou execução geram despesas ao poder público que poderiam ser evitadas.

Biografía del autor/a

Caroline Candido Oliveira

Engenheira Civil e Ambiental.

Élida Kécia Nunes Lima

Engenheira Civil e Ambiental.

Giovanni Tavares Neves

Engenheiro Civil e Ambiental.

Dayane Gonçalves Ferreira, Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE)

Mestre em Construção Metálica pela Universidade Federal de Ouro Preto e professora do curso de Engenharia Civil e Ambiental da UNIVALE.

Arthur Campos Coelho, UNIVALE

Especialista em Engenharia de Estruturas pela PUC Minas e professor do curso de Engenharia Civil e Ambiental da UNIVALE.

Publicado

2023-06-01