ESTUDO CONCEITUAL DE SISTEMAS ESTRUTURAIS
CASCAS
Palabras clave:
Estudo, Conceito, Estrutura, Arquitetura, CascasResumen
Introdução: As cascas são estruturas arquitetônicas curvilíneas com pequena espessura e boa capacidade de resistência a esforços por compressão. São frequentemente usadas em coberturas de grandes vãos e se destacam esteticamente, porém não se sujeitam a grandes esforços pontuais. Objetivo: Compreender o conceito, características, vantagens e desvantagens, utilização e exemplos de aplicação das cascas enquanto elementos estruturais e arquitetônicos. Metodologia: Pesquisa realizada a partir de revisão bibliográfica. Resultados: O estudo implicou na elaboração de trabalho acadêmico no formato de resumo e apresentação em sala de aula para a disciplina de Sistemas Estruturais por alunos do 4º período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univale. Neste estudo o comportamento estrutural das cascas foi explicado a partir das teorias da membrana e da flexão. Identificaram-se as seguintes vantagens do sistema estrutural: menor dependência do consumo de materiais; resistência a grandes cargas de compressão; valor arquitetônico e funcional; resistência a ações acidentais e naturais agressivas. E como desvantagens: pouca resistência à tração e às cargas concentradas; formato limitador do uso; exigência de manutenção constante. Conclusão: A análise dessas estruturas a partir de revisão bibliográfica foi essencial para consolidar e aprofundar o aprendizado sobre o tema em Sistemas Estruturais.
Seu uso é difundido desde a Antiguidade e contribuiu para consagrar a arquitetura brasileira na vanguarda do modernismo no século XX.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Amílcar Souza Felipe da Silva, Juliana Dias Gonçalves Fernandes, Vanessa Taborda Soare, Dayane Gonçalves Ferreira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.