MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE AS ENCHENTES

UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR

Autores/as

  • Dayane Gonçalves Ferreira UNIVALE
  • Célia Regina Silva Santos Pimenta UNIVALE
  • Denise Coelho de Queiroz UNIVALE
  • Marli Elias Pereira UNIVALE
  • Bárbara Poliana Campos de Sousa UNIVALE
  • Rosemary Souza Ferreira UNIVALE

Palabras clave:

Alagamento, Interdisciplinaridade, Formação de engenheiros

Resumen

Introdução: A formação de engenheiros na atualidade demanda a capacidade de percepção de problemas complexos e o trabalho em equipe, além da capacidade da leitura e escrita. Para isso, é importante que haja integração entre o corpo docente, de modo que o planejamento e execução de trabalhos ocorram de modo integrado entre as diferentes disciplinas. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência de atividade integradora. Metodologia: Cada aluno da turma foi acompanhado por um professor e juntos pesquisaram sobre possíveis relações entre as enchentes, o tema central do projeto integrador do curso e a disciplina ministrada pelo respectivo professor. Cada estudante deveria produzir um pequeno vídeo sobre as enchentes na perspectiva de uma das disciplinas em curso. Um dos alunos ficou responsável por fazer a integração dos vídeos curtos, construindo um único vídeo integrador. Resultados: Ao final, foram produzidos resumos no formato de trabalhos para evento científico, além do vídeo produzido coletivamente mostrando como o desenho arquitetônico, cálculo, ecologia, estatística, física, química e mecânica afetam ou são afetadas pelas enchentes. Conclusão: A integração planejada e realizada coletivamente trouxe resultado que superou as expectativas dos discentes e docentes. Alunos e professores perceberam a diversidade de olhares possíveis, para um evento como as enchentes e a importância de que engenheiros sejam capazes de considerar as múltiplas dimensões dos fenômenos ambientais.

Biografía del autor/a

Dayane Gonçalves Ferreira, UNIVALE

Mestra em Construção Metálica pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e professora do curso de Engenharia Civil da UNIVALE.

Célia Regina Silva Santos Pimenta, UNIVALE

Mestra em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e professora do curso Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Vale do Rio Doce.

Denise Coelho de Queiroz, UNIVALE

Mestra em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professora do curso de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Vale do Rio Doce.

Marli Elias Pereira, UNIVALE

Especialista em Métodos Quantitativos pela Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM)  e professora do curso de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Vale do Rio Doce.

Bárbara Poliana Campos de Sousa, UNIVALE

Especialista em em Design de Interiores pela UNIVALE e professora do curso de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Vale do Rio Doce.

Rosemary Souza Ferreira , UNIVALE

Especialista em Química pela UNIVALE e professora do curso de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Vale do Rio Doce.

Publicado

2022-05-26