MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE AS ENCHENTES
UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR
Palabras clave:
Alagamento, Interdisciplinaridade, Formação de engenheirosResumen
Introdução: A formação de engenheiros na atualidade demanda a capacidade de percepção de problemas complexos e o trabalho em equipe, além da capacidade da leitura e escrita. Para isso, é importante que haja integração entre o corpo docente, de modo que o planejamento e execução de trabalhos ocorram de modo integrado entre as diferentes disciplinas. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência de atividade integradora. Metodologia: Cada aluno da turma foi acompanhado por um professor e juntos pesquisaram sobre possíveis relações entre as enchentes, o tema central do projeto integrador do curso e a disciplina ministrada pelo respectivo professor. Cada estudante deveria produzir um pequeno vídeo sobre as enchentes na perspectiva de uma das disciplinas em curso. Um dos alunos ficou responsável por fazer a integração dos vídeos curtos, construindo um único vídeo integrador. Resultados: Ao final, foram produzidos resumos no formato de trabalhos para evento científico, além do vídeo produzido coletivamente mostrando como o desenho arquitetônico, cálculo, ecologia, estatística, física, química e mecânica afetam ou são afetadas pelas enchentes. Conclusão: A integração planejada e realizada coletivamente trouxe resultado que superou as expectativas dos discentes e docentes. Alunos e professores perceberam a diversidade de olhares possíveis, para um evento como as enchentes e a importância de que engenheiros sejam capazes de considerar as múltiplas dimensões dos fenômenos ambientais.