Restauração ecológica de córregos urbanos

uma proposta sustentável para Governador Valadares

Authors

  • Ana Beatriz de Paula CARREGOSA Colégio Franciscano Imaculada Conceição
  • Imily Duas MACHADO Colégio Franciscano Imaculada Conceição
  • Mikaela Rodrigues LOPES Colégio Franciscano Imaculada Conceição
  • Cristiano Alexandre VIEIRA IFMG
  • Márcia Ribeiro de ARAÚJO Colégio Franciscano Imaculada Conceição
  • Yellen Amália Vasconcelos RIBEIRO UNIVALE

Keywords:

Córregos urbanos, barreira ecológica, Governador Valadares

Abstract

Introdução: A restauração de córregos urbanos busca recuperar a biodiversidade, melhorar a qualidade da água e oferecer soluções sustentáveis para problemas como poluição, odores e enchentes. Em Governador Valadares, essa ação pode transformar áreas degradadas em espaços mais saudáveis. Objetivo: Demonstrar como a restauração de córregos urbanos permite uma melhora na qualidade de vida e promoção da sustentabilidade. Metodologia: Realizou-se, em sítios eletrônicos, buscas sobre recuperação de córregos urbanos em regiões do mundo. Verificou-se que a instalação de barreiras ecológicas constitui uma medida de baixo custo e grande eficácia. Foram mapeados os principais córregos urbanos de Governador Valadares e sua representação através de maquete, para demonstrar a viabilidade da instalação de barreiras ecológicas. Resultado: As pesquisas e o mapeamento dos córregos de Governador Valadares apontam para a necessidade de ações sustentáveis através de parcerias entre sociedade e poder público, com destaque para as barreiras ecológicas como uma solução acessível e eficaz para reduzir poluição e minimizar enchentes. Conclusão: A restauração dos córregos urbanos constitui uma medida essencial para promover sustentabilidade e qualidade de vida. A implementação de barreiras ecológicas pode revitalizar áreas degradadas, beneficiando o ambiente e a comunidade em Governador Valadares.

Author Biographies

Ana Beatriz de Paula CARREGOSA, Colégio Franciscano Imaculada Conceição

Estudante do 8º ano do Ensino Fundamental, Colégio Franciscano Imaculada Conceição.

Imily Duas MACHADO, Colégio Franciscano Imaculada Conceição

Estudante do 8º ano do Ensino Fundamental, Colégio Franciscano Imaculada Conceição.

Mikaela Rodrigues LOPES, Colégio Franciscano Imaculada Conceição

Estudante do 8º ano do Ensino Fundamental no Colégio Franciscano Imaculada Conceição.

Cristiano Alexandre VIEIRA, IFMG

Mestre em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)

Márcia Ribeiro de ARAÚJO, Colégio Franciscano Imaculada Conceição

Pedagoga, especialista em Psicopedagogia (UNIVALE). Coordenadora Pedagógica dos Anos Finais do Ensino Fundamental do Colégio Franciscano Imaculada Conceição.

Yellen Amália Vasconcelos RIBEIRO, UNIVALE

Licenciada em Ciências Biológicas na Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE).

Published

2025-08-22