Análise das barreiras rodoviárias

tipos, funcionalidade e impacto na segurança do trânsito

Authors

  • Adonias Ferreira Pinheiro PIRCHINER UNIVALE
  • Gabriel Inácio Lima de SILVA UNIVALE
  • Jamily Suelen da Silva GONÇALVES UNIVALE
  • Julia Lanes Novais FERREIRA UNIVALE
  • Yuri Carlos Jordão OLIVEIRA UNIVALE
  • Célio Simonacci GOMES UNIVALE

Keywords:

barreiras frontais

Abstract

Introdução: Barreiras rodoviárias são projetadas para reduzir os impactos de acidentes de trânsito, oferecendo segurança aos ocupantes dos veículos. Elas variam em materiais e formatos, sendo escolhidas de acordo com características com absorção de impacto e custo-benefício. O impacto, na física, é a mudança na quantidade de movimento de um corpo, sendo sua força a energia transmitida entre os corpos durante a colisão. Objetivo: Comparar a eficácia das barreiras rodoviárias, analisando os diferentes tipos e funcionalidades. Metodologia: Revisão bibliográfica.  Resultados: As barreiras de tráfego podem ser divididas em duas categorias, sendo elas: barreiras longitudinais ou frontais. As barreiras longitudinais são postas para, através do direcionamento, evitar que veículos que saem da pista se desloquem para áreas perigosas, comumente feitas de aço ou de concreto, tendo em vista que esses materiais apresentam uma resistência a impacto muito maior e correm um menor risco de deslocamento. Já as barreiras frontais são projetadas para reduzir gradualmente a velocidade dos veículos, reduzindo um possível impacto, além de também agirem como longitudinais direcionando os veículos para a pista;  sendo assim, podem ser feitas também de materiais como plástico (PEAD) e borracha, que proporcionam flexibilidade e ainda assim conseguem absorver o impacto sem comprometer a segurança de quem estive dentro do veículo e/ou os demais veículos na estrada. Conclusão: Para a escolha quanto a qual tipo de barreira de tráfego será instalada é necessário que seja levado em consideração qual será sua função e a partir disse seu material, considerando localização, quantidade de tráfego, necessidades gerais, como financeira e estética e o quanto de impacto será necessário ser absorvido.

Author Biographies

Adonias Ferreira Pinheiro PIRCHINER, UNIVALE

Graduando em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE).

Gabriel Inácio Lima de SILVA, UNIVALE

Graduando em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE).

Jamily Suelen da Silva GONÇALVES, UNIVALE

Graduanda em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE).

Julia Lanes Novais FERREIRA, UNIVALE

Graduanda em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE).

Yuri Carlos Jordão OLIVEIRA, UNIVALE

Graduando em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE).

Célio Simonacci GOMES, UNIVALE

Doutor em Engenharia Nuclear pela UFRJ, professor do curso de Engenharia Civil e Ambiental da UNIVALE

Published

2025-08-22