PARCERIAS ESTRATÉGICAS
ENGENHARIA, ENERGIA LIMPA E EDUCAÇÃO DE QUALIDADE EM SINTONIA COM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Keywords:
energia limpa, educação, sustentabilidade, EngenhariaAbstract
Introdução: A engenharia desempenha um papel fundamental no avanço das metas da Organização das Nações Unidas (ONU), relacionadas aos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) e, de forma especial, aos que se referem à educação de qualidade e energia limpa e acessível à população. Objetivo: Apontar meios educativos para a utilização da energia limpa e acessível nas obras de engenharia ao longo de todo o ciclo de vida. Metodologia: Pesquisa bibliográfica e discussão direcionada realizada como componente da disciplina Humanidades, Ciências Sociais e Cidadania. Resultados: Uma das importantes possibilidades para atingir as metas dos ODS é a colaboração das principais empresas do mercado de energia limpa na oferta de estágios, visitas técnicas e projetos conjuntos as escolas e universidades, visando o aprendizado e a inovação da engenharia e a educação na área relacionada a energia limpa. Essa parceria proporciona benefícios tanto para a formação dos estudantes quanto para avanço da inovação na engenharia voltada para às fontes de energia renováveis. Destaca-se também a importância de ações educativas para uso e consumo de energia limpa a serem veiculadas nas diversas mídias. Conclusão: Conclui-se que a engenharia desempenha um papel fundamental na busca das metas da ONU relacionadas à educação de qualidade e à energia acessível e limpa. Através da colaboração entre as principais empresas do mercado de energia limpa e as instituições de ensino é possível criar meios educativos eficazes para capacitar os futuros engenheiros a trabalhar com soluções energéticas sustentáveis.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Yuri Carlos Jordao Oliveira, Adonias Ferreira Pinheiro Pirchiner, Arthur Lopes Prates, Denise Coelho de Queiroz, Mariza de Azevedo Bicalho Rezende, Rondinelly Geraldo Pereira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.