ANÁLISE DO PLANO BÁSICO DE ZONA DE PROTEÇÃO DE AERÓDROMO DA CIDADE DE GOVERNADOR VALADARES

Authors

  • Gabriel Laranjeira dos Santos UNIVALE
  • Gustavo Batista Pacheco UNIVALE
  • Ivan Bretas Vasconcelos UFJF
  • Jennifer Cathelin Cordeiro Meireles UNIVALE
  • João Pedro Rodrigues de Moura Silva UNIVALE
  • Lucas Alves Breguêz Santos UNIVALE

Keywords:

Aeroporto, Aviação civil, Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo

Abstract

Introdução: O espaço aéreo em torno de um aeroporto vai muito além das barreiras físicas apresentadas por cercas, muros e afins. De acordo com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), uma aeronave ao realizar manobras, faz diversos procedimentos mesmo estando a quilômetros de distância. Com isso, a área de influência se torna mais ampla do que o espaço aéreo do próprio aeroporto. Por isso, com o intuito de proteger as operações aéreas, bem como a população instalada dentro dessas áreas, o DECEA estabeleceu restrições aos objetos projetados no espaço aéreo. Para isso foi estabelecido o Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo (PBZPA), que trata de linhas imaginárias que definem um volume no espaço, no qual deve ser mantido livre de obstáculos. Objetivo: Analisar o PBZPA da cidade de Governador Valadares, vinculando-o às leis que regem o desenvolvimento do setor da construção civil da cidade de Governador Valadares. Metodologia: Foi feita uma revisão bibliográfica da Portaria 957/GC3 de 2015, na qual institui o PBZPA, bem como da Lei Complementar Nº 201 de 2015, que dispõe sobre o uso e ocupação do solo do município. Resultados: Por meio deste estudo, foi possível inferir que o aeroporto de Valadares influenciou e continua influenciando no desenvolvimento civil, econômico e social do seu entorno. Por isso, o Plano de Proteção foi e continua sendo instrumento que permite a administração municipal garantir a segurança aeroportuária, bem como da população que reside próximo a essas zonas. Conclusão: Conforme metodologia aplicada e levando em consideração a análise dos resultados, conclui-se que o PBZPA representa um aspecto importante para o correto desenvolvimento urbano, sendo necessário estar compatibilizado com as leis que regem o uso e ocupação do solo. 

Author Biographies

Gabriel Laranjeira dos Santos, UNIVALE

Graduando em Engenharia Civil pela UNIVALE.

Gustavo Batista Pacheco, UNIVALE

Graduando em Engenharia Civil pela UNIVALE.

Ivan Bretas Vasconcelos, UFJF

Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e produtor cultural na UFJF.

Jennifer Cathelin Cordeiro Meireles, UNIVALE

Graduanda em Engenharia Civil pela UNIVALE.

João Pedro Rodrigues de Moura Silva, UNIVALE

Graduando em Engenharia Civil pela UNIVALE.

Lucas Alves Breguêz Santos, UNIVALE

Graduando em Engenharia Civil pela UNIVALE.

Published

2022-05-26