MEDIDAS DE PROTEÇÃO

ORDEM DE PRIORIDADES EM OBRAS DE EDIFICAÇÃO

Autores

  • Hélica Contin da Silva UNIVALE
  • Célia Regina Silva Santos Pimenta UNIVALE
  • Andreza de Andrade Marciano Machado UNIVALE

Palavras-chave:

Proteção, obras, edificação, segurança

Resumo

Introdução: A segurança nas obras de edificações residenciais não é um critério opcional para os construtores, trata-se de deveres impostos a todos aqueles que possuem trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho. A adoção da hierarquia das medidas de proteção é um dos parâmetros primordiais para o cumprimento dessa legislação, que deve seguir uma ordem de prioridades, obrigatoriamente, conforme previsto nas normas regulamentadoras (NRs) de segurança do trabalho. Objetivo: Criar um modelo de cartilha, que apresente as medidas de proteção nas obras de edificação, observando a série de primazias estabelecidas nas NRs. Metodologia: Adotou-se a metodologia de pesquisa-ação, utilizando-se de pesquisa bibliográfica, seguida da proposta de soluções, com os critérios: eliminação do perigo ou risco presente; indicação de medidas de proteção coletivas; adoção de medidas gerenciais ou de organização do trabalho e por fim, a indicação de equipamentos de proteção individual. Resultados: Foram encontradas soluções técnicas, administrativas e organizacionais para todas as fases das obras de edificação, conforme anteposição apontadas na legislação vigente e indicadas em uma cartilha. Conclusão: Conclui-se que a mera adoção de medidas de proteção fundamentada na inobservância do critério de prioridades previstas nas NRs, não satisfazem a gestão de riscos ocupacionais em construções e para evitar esses possíveis erros, foi criado uma cartilha com ações a serem realizadas nas diferentes etapas das obras de edificações.

Biografia do Autor

Hélica Contin da Silva , UNIVALE

Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e professora do curso de Engenharia Civil da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE)

Célia Regina Silva Santos Pimenta, UNIVALE

Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba e professora do curso de Engenharia Civil da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE)

Andreza de Andrade Marciano Machado , UNIVALE

Mestre em Gestão Integrada do Território pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE)

Downloads

Publicado

2024-03-22