PARCERIAS ESTRATÉGICAS

ENGENHARIA, ENERGIA LIMPA E EDUCAÇÃO DE QUALIDADE EM SINTONIA COM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Autores/as

  • Yuri Carlos Jordao Oliveira UNIVALE
  • Adonias Ferreira Pinheiro Pirchiner UNIVALE
  • Arthur Lopes Prates UNIVALE
  • Denise Coelho de Queiroz UNIVALE
  • Mariza de Azevedo Bicalho Rezende UNIVALE
  • Rondinelly Geraldo Pereira UNIVALE

Palabras clave:

energia limpa, educação, sustentabilidade, Engenharia

Resumen

Introdução: A engenharia desempenha um papel fundamental no avanço das metas da Organização das Nações Unidas (ONU), relacionadas aos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) e, de forma especial, aos que se referem à educação de qualidade e energia limpa e acessível à população. Objetivo: Apontar meios educativos para a utilização da energia limpa e acessível nas obras de engenharia ao longo de todo o ciclo de vida. Metodologia: Pesquisa bibliográfica e discussão direcionada realizada como componente da disciplina Humanidades, Ciências Sociais e Cidadania. Resultados: Uma das importantes possibilidades para atingir as metas dos ODS é a colaboração das principais empresas do mercado de energia limpa na oferta de estágios, visitas técnicas e projetos conjuntos as escolas e universidades, visando o aprendizado e a inovação da engenharia e a educação na área relacionada a energia limpa. Essa parceria proporciona benefícios tanto para a formação dos estudantes quanto para avanço da inovação na engenharia voltada para às fontes de energia renováveis. Destaca-se também a importância de ações educativas para uso e consumo de energia limpa a serem veiculadas nas diversas mídias. Conclusão: Conclui-se que a engenharia desempenha um papel fundamental na busca das metas da ONU relacionadas à educação de qualidade e à energia acessível e limpa. Através da colaboração entre as principais empresas do mercado de energia limpa e as instituições de ensino é possível criar meios educativos eficazes para capacitar os futuros engenheiros a trabalhar com soluções energéticas sustentáveis.

Biografía del autor/a

Yuri Carlos Jordao Oliveira, UNIVALE

Graduando em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE)

Adonias Ferreira Pinheiro Pirchiner, UNIVALE

Graduando em Engenharia Civil e Ambiental pela UNIVALE

Arthur Lopes Prates, UNIVALE

Graduando em Engenharia Civil e Ambiental pela UNIVALE

Denise Coelho de Queiroz, UNIVALE

Professora do curso de Engenharia Civil e Ambiental da UNIVALE

Mariza de Azevedo Bicalho Rezende, UNIVALE

Professora do curso de Engenharia Civil e Ambiental da UNIVALE

Rondinelly Geraldo Pereira, UNIVALE

Professor do curso de Engenharia Civil e Ambiental da UNIVALE

Publicado

2024-03-22