EXPLORANDO A RELAÇÃO ENTRE A CONCLUSÃO DA RODOVIA LMG-760 E O AUMENTO DE ATROPELAMENTOS DE ANIMAIS PERTO DO PARQUE ESTADUAL DO RIO DOCE
Palavras-chave:
estradas, biodiversidade, reserva natural, pavimentaçãoResumo
Introdução: Com a ascensão da indústria siderúrgica e com o crescimento da silvicultura na região do Vale do Aço em Minas Gerais, as estradas adquiriram o propósito de articular as áreas de produção com os centros econômicos, nesse contexto, os animais que integram a fauna do Parque Estadual do Rio Doce (PERD) se encontram em perigo. Objetivo: compreender se a atual finalização da pavimentação da rodovia LMG-760 resultou no aumento de atropelamentos de animais em torno no PERD. Metodologia: Revisão bibliográfica acerca do tema. Resultados: A pavimentação da LMG-760 foi por anos desejada pelos moradores da região, sendo associada a uma melhoria local, considerado que eliminaria os trechos que dificultavam a locomoção da população, diante deste cenário, a biodiversidade que cerca o PERD é prejudicada, dada a construção e a utilização constante da rodovia que ocasiona a majoração de atropelamentos de animais. Associado a pavimentação da LMG-760, foi possível identificar trinta e um impactos ambientais registrados, dentre estes no meio biótico foi indicado o aumento das mortes de animais por atropelamento na fase de implantação e operação do empreendimento. Conclusão: É notório a importância das estradas para o crescimento da economia, contudo o alto fluxo de transportes próximos a áreas de preservação é responsável pela fragmentação do ambiente florestal e negativo para as espécies. Um dos principais impactos ecológicos causados pelas estradas está relacionado a mortalidade de espécies animais, devido a colisões com veículos, portanto, não há dúvidas que a finalização da rodovia LMG-760 afetou negativamente a área de amortecimento do PERD, como também, está relacionada com o aumento de atropelamentos de animais.
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