EXPLORANDO A RELAÇÃO ENTRE A CONCLUSÃO DA RODOVIA LMG-760 E O AUMENTO DE ATROPELAMENTOS DE ANIMAIS PERTO DO PARQUE ESTADUAL DO RIO DOCE

Autores/as

  • Yanne Machado Dias UNIVALE
  • Débora Lucia da Silva Leal UNIVALE
  • Hernani Ciro Santana UNIVALE
  • Renata Bernardes Faria Campos UNIVALE

Palabras clave:

estradas, biodiversidade, reserva natural, pavimentação

Resumen

Introdução: Com a ascensão da indústria siderúrgica e com o crescimento da silvicultura na região do Vale do Aço em Minas Gerais, as estradas adquiriram o propósito de articular as áreas de produção com os centros econômicos, nesse contexto, os animais que integram a fauna do Parque Estadual do Rio Doce (PERD) se encontram em perigo. Objetivo: compreender se a atual finalização da pavimentação da rodovia LMG-760 resultou no aumento de atropelamentos de animais em torno no PERD. Metodologia: Revisão bibliográfica acerca do tema. Resultados: A pavimentação da LMG-760 foi por anos desejada pelos moradores da região, sendo associada a uma melhoria local, considerado que eliminaria os trechos que dificultavam a locomoção da população, diante deste cenário, a biodiversidade que cerca o PERD é prejudicada, dada a construção e a utilização constante da rodovia que ocasiona a majoração de atropelamentos de animais. Associado a pavimentação da LMG-760, foi possível identificar trinta e um impactos ambientais registrados, dentre estes no meio biótico foi indicado o aumento das mortes de animais por atropelamento na fase de implantação e operação do empreendimento. Conclusão: É notório a importância das estradas para o crescimento da economia, contudo o alto fluxo de transportes próximos a áreas de preservação é responsável pela fragmentação do ambiente florestal e negativo para as espécies. Um dos principais impactos ecológicos causados pelas estradas está relacionado a mortalidade de espécies animais, devido a colisões com veículos, portanto, não há dúvidas que a finalização da rodovia LMG-760 afetou negativamente a área de amortecimento do PERD, como também, está relacionada com o aumento de atropelamentos de animais.

Biografía del autor/a

Yanne Machado Dias, UNIVALE

Mestranda em Gestão Integrada do território (UNIVALE)

Débora Lucia da Silva Leal, UNIVALE

Mestranda em Gestão Integrada do território (UNIVALE)

Hernani Ciro Santana, UNIVALE

Doutor em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor do Mestrado em Gestão Integrada do Território da UNIVALE

Renata Bernardes Faria Campos, UNIVALE

Doutora em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa e professora do Mestrado em Gestão Integrada do Território da UNIVALE

Publicado

2024-03-22