ESTRATÉGIAS COMPLEMENTARES

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA EXTRACURRICULAR PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL ACADÊMICO

Autores

  • Hélica Contin da Silva UNIVALE
  • Célia Regina Silva Santos Pimenta UNIVALE

Palavras-chave:

leitura, desenvolvimento, estratégias

Resumo

Introdução: As práticas complementares visam proporcionar ao aluno uma visão ampliada, construindo novos horizontes, que expandem o proposto pelo conteúdo curricular. A leitura como estratégia complementar, eleva o aperfeiçoamento da comunicação, escrita e intelecto do indivíduo e é fundamental para despertar a curiosidade e transversalidade do conhecimento. Objetivo: Relatar uma experiência com aplicação da leitura complementar na disciplina de empreendedorismo do curso de Engenharia Civil e Ambiental da Univale. Metodologia: Os estudantes do nono período da graduação foram convidados a escolher um livro para leitura dentre uma lista de livros, indicados como os principais livros lidos por empreendedores. Resultados: Cada estudante elaborou uma apresentação com um slide para cada capítulo do livro. Os alunos relataram extrema satisfação com a leitura proposta e relataram a aplicação de alguns conhecimentos adquiridos a partir da leitura, como novos hábitos para sua vida pessoal e profissional. Conclusão: Os resultados relatados demonstram que a leitura complementar, como atividade extracurricular, continua sendo uma estratégia atual para o desenvolvimento integral acadêmico.

Biografia do Autor

Hélica Contin da Silva , UNIVALE

Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e professora do curso de Engenharia Civil da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE)

Célia Regina Silva Santos Pimenta , UNIVALE

Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba e professora do curso de Engenharia Civil da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE)

Downloads

Publicado

2024-03-22