PONTES SUSTENTÁVEIS

ESTUDO DIDÁTICO SOBRE COMPORTAMENTO EM MODELOS

Autores

  • Laura Bernardo Antunes Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC)
  • Maria João Cerveira Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC)
  • Breno Saroa Gala Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC)
  • João P Mar. Gouveia Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC)

Palavras-chave:

Pontes, Modelos, Materiais, Sustentabilidade, Resistência

Resumo

Introdução: A criação de modelo à escala reduzida de estruturas, permite avaliar de forma qualitativa o comportamento estrutural e verificar a resposta  dos materiais. Com a realização de ensaios expeditos consecutivos para avaliação estrutural é viável realizar ajustes e fazer a reformulação do modelo, na procura de reduzir o erro, sendo útil avaliar o comportamento de pontes concebidas com materiais sustentáveis. Objetivo: Criação de modelo de ponte sustentável, para aplicação dos conhecimentos adquiridos. Identificação de problemas na execução do modelo e a respetiva avaliação de comportamento mecânico e da resistência do material, do comportamento estético e funcional, avaliando também a resposta dos apoios e dos elementos estruturais. Metodologia: Descrição qualitativa do comportamento mecânico, estético e funcional de modelos por ensaios expeditos em pontes através de pesquisas na internet e do conhecimento adquirido em experiências similares. Resultados: A utilização de modelos de ensaios para aquisição de conhecimentos práticos foi essencial. As tarefas de idealização das maquetes, definição dos procedimentos de construção, e a visualização do comportamento das pontes estimula criatividade e a compreensão em associação aos conteúdos do curso. A oferta e a disponibilidade de materiais sustentáveis para a conceção de estruturas e de modelos requer estudos de desenvolvimento mais aprofundados. Conclusão: Este trabalho, permitiu reconhecer a importância da aplicação prática de conceitos e da aprendizagem na compreensão por avaliação experimental pedagógica, lúdica e didática. Considera-se essencial apresentar propostas de estudos sobre exemplos e tipo de elementos resistentes com materiais de cariz sustentável, a usar em modelos e em estruturas à escala real.

Biografia do Autor

Laura Bernardo Antunes, Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC)

Aluno de 1º ano de Licenciatura em Engenharia Civil; ISEC, Politécnico de Coimbra.

Maria João Cerveira, Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC)

Aluno de 3º ano de Licenciatura em Engenharia Civil; ISEC, Politécnico de Coimbra.

Breno Saroa Gala, Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC)

Aluno de 1º ano de Licenciatura em Engenharia Civil; ISEC, Politécnico de Coimbra.

João P Mar. Gouveia, Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC)

Professor Adjunto; SUScita - Núcleo de investigação em Sustentabilidade, Cidades e Inteligência Urbana, Politécnico de Coimbra.

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Publicado

2023-06-01