DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DAS PROPRIEDADES MEC NICAS DE UHPC PARA USO NA PRÉ-FABRICAÇÃO

Autores

  • Tiago Rodrigues Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC)
  • Hugo Costa Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC)
  • Ricardo do Carmo Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC)

Palavras-chave:

pré-fabricação, UHPC, propriedades mecânicas, tipo de fibras

Resumo

Introdução: O desenvolvimento de soluções pré-fabricadas com recurso a betões de ultra elevado desempenho (UHPC) permite produzir elementos de menor dimensão, mais esbeltos e mais leves. A elevada resistência mecânica deste tipo de betões resulta do uso de elevadas quantidades de cimento (1200 kg/m3), que proporciona uma elevada densidade à matriz, e do reforço com fibras, fatores que aumentam significativamente o custo e o impacto ambiental associado à sua produção. Objetivo: Este trabalho tem como principais objetivos: produzir UHPC com uma quantidade reduzida de cimento (600 kg/m3), mantendo as características mecânicas, usando diferentes adições e fibras (máx. 2%); estudar a influência de diferentes tipos de fibras nas propriedades mecânicas (micro e macro fibras metálicas, fibras poliméricas e de vidro). Metodologia: Para a caracterização das propriedades mecânicas foram realizados vários ensaios, de acordo com as normas, para determinar as resistências à compressão, tração simples, tração pura, tração por compressão diametral e por flexão, o módulo de elasticidade, a energia de fratura e a tensão residual. Resultados: Os resultados mostram a forte influência das fibras nas propriedades mecânicas, verificando-se que as maiores resistências são obtidas com o uso das macro-fibras metálicas e que a utilização de uma solução híbrida, fibras poliméricas e de vidro, diminui a resistência à tração, comparativamente às misturas produzidas com outro tipo de fibras. Conclusão: Em conclusão, este trabalho demonstra que é possível reduzir para 600 kg/m3 a quantidade de cimento necessária à produção de um UHPC, incorporando fibras e adições e mantendo as propriedades mecânicas de um UHPC convencional, resultando assim numa solução mais económica e sustentável.

Biografia do Autor

Tiago Rodrigues, Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC)

Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC).

Hugo Costa, Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC)

Doutor em Engenharia Civil pela Universidade de Coimbra e professor adjunto no ISEC.

Ricardo do Carmo, Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC)

Doutor em Engenharia Civil pela Universidade de Coimbra e professor coordenador no ISEC.

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Publicado

2023-06-01