CALÇADAS COMO UM PONTO CRÍTICO

CENTRO DA CIDADE DE ENGENHEIRO CALDAS – MG

Autores

  • Geovanni Pascoal Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE)
  • João Victor Lemos UNIVALE
  • Mariana Alves Arruda UNIVALE
  • Pollyana Candido da Silva UNIVALE
  • Sara Moreira Lopes Addário UNIVALE

Palavras-chave:

Acessibilidade, Mobilidade, Calçadas, Urbanismo

Resumo

Introdução: O artigo 4º da Política Nacional de Mobilidade Urbana dispõe a tese de mobilidade urbana e acessibilidade. Sua associação refere-se à capacidade das pessoas se locomoverem dentro de um ambiente, de modo que não prejudique sua integridade física, apresentando um tráfego seguro, ergonômico e estético. Entretanto, na conjuntura dos centros urbanos, essa locomoção torna-se desafiadora para atendimento do público de faixa etária, condições físicas e motoras diferentes. Objetivo: Analisar a situação dos passeios públicos comparando-os aos parâmetros e requisitos de acessibilidade a mobilidade nos mesmos. Havendo irregularidade, propor solução dentro da legislação federal e municipal vigente, respeitando a necessidade de tráfego bem como a segurança e conforto dos pedestres. Metodologia: Adotou-se metodologia de cunho qualitativo por meio da pesquisa campo para análise das calçadas do centro da cidade de Engenheiro Caldas – MG bem como elaboração do protótipo de uma calçada ideal. Resultados: Através da pesquisa de campo, observou-se que, nas zonas de fluxo intenso e emergentes há transitação de muitos pedestres nas avenidas. Pela pesquisa relata, há uma paridade entre as irregularidades das calçadas como também o fator cultural de ideia de transitação por meio dos pedestres. Conclusão: Para as calçadas analisadas, propõe-se como principais soluções e estratégias para melhorar seu desempenho e visar a sua acessibilidade, como base, a sua reestruturação respeitando os parâmetros normativos ao qual foi indicado um protótipo ideal a ser seguido. Entretanto com a falta desses requisitos enfrentados pelos cidadãos, pode acarretar inúmeros incidentes indesejados, o qual foi de grande eficiência propor tais medidas preventivas de mudanças.

Biografia do Autor

Geovanni Pascoal, Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE)

Graduando em Engenharia Civil pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE).

João Victor Lemos, UNIVALE

Graduando em Engenharia Civil e Ambiental pela UNIVALE.

Mariana Alves Arruda, UNIVALE

Graduando em Engenharia Civil e Ambiental pela UNIVALE.

Pollyana Candido da Silva, UNIVALE

Graduando em Engenharia Civil pela UNIVALE.

Sara Moreira Lopes Addário, UNIVALE

Graduando em Engenharia Civil e Ambiental pela UNIVALE.

Downloads

Publicado

2023-06-01