CALÇADAS COMO UM PONTO CRÍTICO
CENTRO DA CIDADE DE ENGENHEIRO CALDAS – MG
Palavras-chave:
Acessibilidade, Mobilidade, Calçadas, UrbanismoResumo
Introdução: O artigo 4º da Política Nacional de Mobilidade Urbana dispõe a tese de mobilidade urbana e acessibilidade. Sua associação refere-se à capacidade das pessoas se locomoverem dentro de um ambiente, de modo que não prejudique sua integridade física, apresentando um tráfego seguro, ergonômico e estético. Entretanto, na conjuntura dos centros urbanos, essa locomoção torna-se desafiadora para atendimento do público de faixa etária, condições físicas e motoras diferentes. Objetivo: Analisar a situação dos passeios públicos comparando-os aos parâmetros e requisitos de acessibilidade a mobilidade nos mesmos. Havendo irregularidade, propor solução dentro da legislação federal e municipal vigente, respeitando a necessidade de tráfego bem como a segurança e conforto dos pedestres. Metodologia: Adotou-se metodologia de cunho qualitativo por meio da pesquisa campo para análise das calçadas do centro da cidade de Engenheiro Caldas – MG bem como elaboração do protótipo de uma calçada ideal. Resultados: Através da pesquisa de campo, observou-se que, nas zonas de fluxo intenso e emergentes há transitação de muitos pedestres nas avenidas. Pela pesquisa relata, há uma paridade entre as irregularidades das calçadas como também o fator cultural de ideia de transitação por meio dos pedestres. Conclusão: Para as calçadas analisadas, propõe-se como principais soluções e estratégias para melhorar seu desempenho e visar a sua acessibilidade, como base, a sua reestruturação respeitando os parâmetros normativos ao qual foi indicado um protótipo ideal a ser seguido. Entretanto com a falta desses requisitos enfrentados pelos cidadãos, pode acarretar inúmeros incidentes indesejados, o qual foi de grande eficiência propor tais medidas preventivas de mudanças.
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